Encontros do BB e Caixa lotam Sindicato em pleno domingo

0

Funcionários do BB elegeram delegação e suas prioridades para a Campanha Nacional 2012Contrariando a tese de que domingo é dia de família e não dia para se fazer encontro de trabalhadores, bancários e bancárias do Banco do Brasil e da Caixa, da capital e de demais municípios paraenses, lotaram as dependências do Sindicato para participar da 4ª edição dos encontros estaduais dessas instituições, aprovar propostas e eleger representantes ao 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) e 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CONECEF), que ocorrem entre os dias 15 e 17 de julho, em Guarulhos – SP.

A novidade esse ano foi a eleição de delegações paritárias entre gêneros para os Congressos Nacionais do BB e da Caixa, seguindo a orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) aos Sindicatos filiados. “Esse foi um avanço muito importante para a nossa categoria, que reconhece a presença e a participação das mulheres na vida e na direção do movimento sindical bancário”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Os debates para a construção das minutas específicas dos trabalhadores desses bancos apontaram propostas para os eixos Remuneração e Emprego, Saúde do Trabalhador e Condições de Trabalho, Segurança Bancária e Sistema Financeira Nacional, com destaque para luta por ganho real de 10% mais recuperação das perdas salariais com a inflação.

Ao final, tanto o encontro do BB quanto o da Caixa aprovaram moções. No encontro do Banco do Brasil a moção aprovada foi em repúdio à superintendência do BB que, juntamente com a Administração da Agência Presidente Vargas, descomissionou um bancário daquela unidade em março deste ano evidenciando prática de assédio moral, visto que o trabalhador não respondia qualquer processo administrativo e nem apresentava os três ciclos avaliatórios consecutivos e insatisfatórios previstos na cláusula 42 do ACT vigente.

Empregados da Caixa aprovaram propostas e elegeram seus representantes ao ConecefNo encontro da Caixa Econômica a moção foi pela construção imediata de uma nova agência do Banco em Altamira, no sudeste do Pará, em virtude do crescimento exponencial da demanda de atendimento bancário na cidade por conta da construção da barragem da hidroelétrica de Belo Monte.

“Tivemos um domingo muito produtivo, com debates de qualidade que contou com a participação ativa de muitos bancários e bancárias do BB e da Caixa, o que nos motiva ainda mais para as lutas que teremos na Campanha Nacional desse ano”, ressalta o diretor de comunicação do Sindicato e funcionário do BB, Fábio Gian.

“A participação de colegas de várias regiões do Pará, além dos bancários e bancárias da capital, é uma demonstração de que a categoria, tanto no Banco do Brasil quanto na Caixa Econômica, está mobilizada e motivada para enfrentar a ganância dos banqueiros em busca de novas conquistas para os trabalhadores”, pontua o diretor do Sindicato e empregado da Caixa em Santarém, Joacy Belém.

Veja as delegações que irão ao 23º CNFBB e 28º CONECEF:

23º CNFBB

Titulares
Rosalina Amorim (Sindicato)
Gilmar Santos (Sindicato)
Erika Batista Pereira (Ag. Pedreira, Belém)
Ana Mary (Ag. Cidade Nova, Ananindeua)
João Taiguara Furtado Rebelo (Ag. Praça São Francisco, Marabá)
Wanderberg Couto (Ag. Santarém)
João Irany (Ag. Conceição do Araguaia)

Suplentes
Eliene Patrícia Pinto Pereira (Ag. Santarém)
José Marcos (Sindicato)
José Elias de Souza (Ag. Xinguara)
Antônia Lopes (CSL, Belém)
Aliete Cunha (Aposentada)

28º CONECEF

Titulares
Alan Rodrigues (Sindicato)
Maria de Jesus Demétrio Gaia (Gidur BE)
Jacilene Pereira Pimentel (Ag. Santarém)
Ademir Machado (Gidur BE)
Maria Darci de Oliveira (Aposentada)

Suplentes
Antônio Segundo (Sindicato)
Aurea Maria Barbosa Bastos (Girec)
Emanuel Righete Bom (Reret)
Norma Soares Affonso (Gidur BE)

Leia também: Bancários do Pará definem prioridades da Campanha Nacional 2012

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.