Esquartejar Caixa vai levar Brasil ao caos social

0

Em dezembro de 2014 a Caixa Econômica Federal tinha 101.484 empregados para atender 78 milhões de clientes. Hoje são 86.427 e esse número deve cair para menos de 85 mil bancários para cuidar de 102,6 milhões de contas.

Isso porque o banco público, responsável pela gestão do FGTS e de programas sociais como o Minha Casa Minha Vida (MCMV), anunciou mais um programa de desligamento de empregados (PDE) com o objetivo de cortar 1.626 postos de trabalho. Segundo comunicado da Caixa, a adesão dos bancários interessados deverá ocorrer entre 26 e 30 de novembro.

Já foram cinco programas de demissão ou de aposentadoria desde 2014. “De lá para cá a Caixa não contratou, sem falar nos que aposentam ou saem por outra razão. Perdemos 16 mil vagas de trabalho nos últimos três anos”, relata o presidente da Federação Nacional dos Associados da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira. “Isso automaticamente afeta as condições de trabalho de quem fica, porque não diminuem as demandas nas unidades.”

A pesquisa Saúde do Trabalhador da Caixa, realizada entre os dias 2 e 30 de maio de 2018, a pedido da Fenae, comprovou essa realidade: um em cada três empregados da instituição teve algum problema de saúde relacionado ao trabalho nos últimos 12 meses. As doenças psicológicas e causadas por estresse representam 60,5% dos casos.

“Por mais que a tecnologia seja muito forte, na Caixa esse efeito demora. É o banco que atende à população de modo geral, a máquina não substitui as pessoas, em especial os de baixa renda, os mais idosos. Essa política vai contra isso porque compromete o trabalho, o atendimento, as pessoas ficam mais tempo na fila. Onde é que nós vamos parar desse jeito?”

Equilibrar desigualdades

Jair lembra que nos últimos anos os trabalhadores de um modo geral vêm sofrendo muito ataque. E a visão de futuro é de preocupação.

“Os bancos públicos têm papel importante na sociedade. Quando fala em vender esses bancos ou tirar seu papel, não é só a questão corporativa que está pegando. Nós vamos ter comprometimento. Quem é que vai executar os programas sociais no país?”, questiona o presidente da Fenae, que desde 1989 é empregado do banco público.

“A Caixa tem quase 40% das suas receitas provenientes de programas sociais, da gestão do FGTS. Quando tiro isso da empresa pública perco a possibilidade de fiscalização. É preocupante porque todos os sinais que estão dados, com a indicação do novo presidente, tem histórico de retirar o papel das empresas públicas, a visão de que isso tem de ser papel dos bancos privados.”

Jair se refere à confirmação pelo governo Jair Bolsonaro de que Pedro Guimarães, um especialista em privatizações, presidirá o banco a partir de 2019. Indicado por Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, Pedro Guimarães é sócio do banco de investimento Brasil Plural e atua há mais de 20 anos no mercado financeiro na gestão de ativos e reestruturação de empresas. Na Caixa, especula-se que deverá iniciar sua gestão pela venda da área de cartões de crédito e de seguros.

“Convocamos empregados, entidades, todas as pessoas que sabem da importância da Caixa a se juntar e fazer o enfrentamento, porque ao que tudo indica vamos ter um esfacelamento muito grande desses serviços daqui para frente: lotérica, financiamento habitacional, MCMV”, lamenta o bancário, lembrando que são programas que atendem grande volume da população e em especial a baixa renda. “Porque a alta renda sempre vai ter banco pra atender.”

O presidente da Fenae conta ter participado de audiências públicas pelo país e ver estados que só têm a Caixa fazendo financiamento, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Nordeste. “E um pouco do Banco do Brasil. Os bancos privados até arrecadam poupança dessas regiões e aplicam em outras”, critica. “Quem é que vai atender, que é que vai ajudar a equilibrar as desigualdades sociais. No nosso entendimento os bancos públicos, oferendo atendimento e crédito à população que vai ficar cada vez mais à mercê sem eles.”

O dirigente reforça a importância da presença do banco federal em praticamente todos os municípios brasileiros. “Isso tudo está em risco se eles resolverem fatiar a Caixa, que é o que está se desenhando. Posso até manter um banco pequeno, com 10 mil funcionários, mas praticamente sem seu papel tão importante”, afirma. “Sem os bancos públicos a tendência é ajudar a acelerar o aumento da pobreza, a falta de renda, cada vez menos oportunidades.

Ação contra leilão e campanha contra privatização

No próximo ano, de acordo com Jair Ferreira, a faixa 1 do MCMV (para famílias com renda de até R$ 1.800) terá recursos muito baixos, com encolhimento de carteira para a população que mais precisa. Também haverá corte de verba para o Fies (financiamento estudantil) e está previsto para 29 de novembro o leilão da Lotex, o setor de loterias da Caixa, que repassa 35% a 40% dos recursos para a previdência social, esporte, cultura, Apaes.

“A privatização quer aumentar a premiação para quem ganha, mas reduzir os repasses sociais. Estamos diante de um caos social se essas políticas todas forem implementadas como estão anunciando”, avalia o presidente da Fenae, que protocolou, na quarta-feira (22), ação civil pública contra o leilão.

“Até aqui fazemos um prognóstico muito ruim do novo governo. Vamos precisar de muita união, muita resistência, porque o cenário que se avizinha não é nada bom para o trabalhador, para o cidadão comum”, afirma Jair, para quem muitos dos empregados da Caixa que votaram em Bolsonaro, já mostram um certo arrependimento diante dos anúncios do novo governo em relação ao banco e o possível novo presidente da instituição pública.

“Mas nosso papel não é tripudiar de quem votou nesse ou naquele candidato. Pelo contrário, queremos nos juntar com todos porque o ataque a essas empresas, aos nossos direitos vem independente da coloração partidária ou da posição que tivemos no processo eleitoral.”

Uma das iniciativas em defesa do banco e dos bancários está sendo lançada pela Fenae em todo país, com debates em todo o país e via veículos de comunicação: a campanha Não Tem Sentido enfraquecer, fatiar, reduzir, privatizar a Caixa.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Comments are closed.