“Exploração não tem perdão”. Bancários saem às ruas para lançamento da Campanha Nacional da categoria

0

Com o tema “Exploração não tem perdão”, bancários e bancárias de Belém voltam às ruas, nesta sexta-feira (14), para o lançamento da Campanha Nacional da categoria. “Nossas manifestações sempre são nas ruas justamente para chamar a atenção da categoria e também dos clientes e usuários, que assim como nós, sofrem com o descaso na segurança, com a falta de mais bancários nas agências, altas taxas e tarifas, além de outros problemas. Nosso calendário de negociações geral e específica já está definido e contamos com a mobilização de toda a categoria para mais uma campanha vitoriosa que só será possível se cada um fizer a sua parte”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim

Entre as principais reivindicações estão o fim das metas abusivas e do assédio moral, mais contratações, garantia de emprego, reajuste de 16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, mais segurança, fim da terceirização e vales-alimentação e refeição maiores. As minutas com as reivindicações específicas e gerais foram entregues,  na última terça-feira (11),  à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e à direção do Banco do Brasil (BB)  e da Caixa Econômica Federal, em São Paulo. A primeira reunião de negociação com a Fenaban foi marcada para o próximo dia 19, sobre o tema emprego.

As demandas gerais da categoria foram definidas entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na 17ª Conferência Nacional, na capital paulista. Já as reivindicações específicas do BB e da Caixa foram aprovadas nos respectivos congressos dos trabalhadores, em junho, também em São Paulo.

No Banco da Amazônia, a minuta específica será entregue no próximo dia 20. Já no Banpará, a data ainda não foi definida.

Banco do Brasil – Os funcionários do BB aprovaram a intensificação da luta por melhorias no Plano de Carreira e Remuneração (PCR), pagamento das substituições, mais contratações, melhores condições de trabalho, combate e punição ao assédio moral. Também reivindicam o cumprimento da jornada de 6 h sem redução de remuneração.

Exigem um PCR que valorize o funcionalismo, estipulando como piso o salário mínimo do Dieese e o interstício na tabela de antiguidade de 6%, um valor maior das letras de mérito e com um tempo menor para adquirir.

Os bancários também cobram uma solução relacionada à questão dos 15 minutos de intervalo das mulheres antes das horas extras.

Caixa – Na Caixa, entre as 354 resoluções, estão propostas de melhorias nas condições de trabalho, mais contratações, fim do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), combate a metas abusivas e defesa da isonomia.

Vários itens foram considerados essenciais na luta específica dos trabalhadores do banco. Entre eles, estão questões como a terceirização, prevenção do assédio moral e sexual, condições de trabalho para os deficientes, combate às metas abusivas, medidas de garantias em caso de assaltos e sequestros para as vítimas e familiares e melhoria na política da Caixa para os casos envolvendo saúde mental e de suicídio.

Banco da Amazônia – No Banco da Amazônia, o funcionalismo pede a retomada do patrocínio ao Plano de Saúde, ajuste do ponto eletrônico com garantia do registro de jornada e pagamento das horas extras, implantação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e mais treinamentos internos para os empregados.

Banpará – Os bancários e bancárias do Banpará querem mais valorização e incorporação das funções, critérios claros para comissionamentos e descomissionamentos, extensão do plano de saúde aos aposentados inativos e ascendentes, espaço para descanso em todas as unidades, distribuição de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) linear para todos, valorização do anuênio e promoção por merecimento para todos em janeiro de 2016.

Lançamento da Campanha Nacional 2015 – “Exploração não tem perdão”
Dia 14 de agosto de 2015 (sexta-feira)
Concentração às 9h na Praça Pedro Teixeira (ao lado da Estação das Docas)

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.