FNDC realiza plenária pela democratização da comunicação no dia 19

0

Mal acabou o 6º Encontro Nacional de Comunicação da CUT (Enacom), na tarde desta quarta-feira (10), em São Paulo, e os movimentos sociais já tem uma nova data de luta marcada.

No próximo dia 19, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), coordenado pela secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, realiza uma grande plenária no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Rua Genebra, 25 – Bela Vista) para apresentar a proposta de emenda popular que visa criar um marco regulatório para o setor.

Diante da inércia do Congresso Nacional e do governo, entidades progressistas irão recolher assinaturas em todo o país para um projeto de emenda popular que estabeleça regras para a produção e distribuição de informação, explica Rosane.

“A campanha ‘Para Expressar a Liberdade – Uma Nova Lei para Um Novo Tempo’ vai dialogar com a sociedade para explicar porque não se pode ficar refém da versão que interessa somente a um pequeno grupo de empresários que comanda as emissoras de rádio e TV. Queremos também ter espaço para mostrar o que pensamos e como enxergamos o Brasil e para isso precisamos recolher 1 milhão e 300 mil assinaturas fazer a democratização da comunicação uma realidade”, explica.

Debate representativo – Sobre o Enacom, a dirigente da CUT avalia que a grande participação e representatividade dos ramos e a riqueza dos debates, tanto dos painelistas quanto dos delegados foram os pontos principais. Além do compromisso que as CUTs estaduais assumiram de construir a rede de comunicação da Central.

Para Rosane, o evento deixa claro ainda que, diante das diferentes realidades de cada parte do país, é preciso tratar cada região sob uma ótica, com políticas diferenciadas e a solidariedade como princípio.

Por fim, ela avalia que, apesar de já ter um papel importante, a comunicação ainda depende de maior financiamento para ocupar o papel formador que lhe cabe.

“Parte da CUT já entende que é uma questão estratégica, porém, como disse o Valter Sanchez (presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, que administra a TVT), quando você pensa em dar voz à pluralidade e a representatividade da Central e à necessidade de expressão do povo brasileiro, os custos tornam-se proibitivos. Começamos a ocupar um grande espaço, mas não ainda chegamos ao grau de articulação, tanto em investimento, quanto em rede, que precisamos”, conclui Rosane.

Bancários na luta pela democratização da comunicação – A Contraf-CUT participou do Enacom, representada pelo secretário de imprensa Ademir Wiederkehr e pelo coordenador de imprensa José Luiz Frare (Coelho).

Mais três bancários que exercem a função de secretário de comunicação de CUT estaduais estiveram presentes: Adriana Magalhães (São Paulo), Neemias Rodrigues (Minas Gerais) e Vera Paoloni (Pará). Já o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenador da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador, foi um dos participantes do painel “O desafio de construir novas mídias”.

“O Enacom reforçou a atuação da CUT na luta pela democratização da comunicação, neste momento histórico em que essa agenda está sendo pautada como prioridade pelo movimento sindical para dar voz e vez a mais pessoas na sociedade”, salienta Ademir.

“Agora precisamos ampliar esse debate junto aos sindicatos e federações de bancários, contribuindo na construção de redes alternativas de comunicação, no combate aos monopólios midiáticos e na luta pelo marco regulatório da comunicação, a fim de que garantir o direito à liberdade de expressão”, aponta o dirigente da Contraf-CUT.

“E a primeira iniciativa deve ser o engajamento de todas as entidades sindicais na campanha da FNDC de coleta de assinaturas para o projeto de emenda popular que visa democratizar a comunicação”, conclui Ademir.

Fonte: Contraf-CUT com CUT

Comments are closed.