Igualdade de oportunidades e segurança serão as mesas de negociação com a Fenaban nesta semana

0

Nesta quarta-feira (29), a Contraf-CUT, sindicatos e federações retomam as discussões na mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban. A reunião ocorre em São Paulo e será a primeira do ano, marcando o recomeço do processo de negociações permanentes entre bancários e bancos nas mesas temáticas.

Os debates sobre Igualdade de Oportunidade começarão abordando pendências da última reunião, realizada no dia 26 de agosto de 2011. Entre elas, está a definição sobre a inclusão de conteúdo elaborado pelos bancários no curso de formação de líderes da Febraban.

Além disso, a representação dos trabalhadores quer estabelecer com a Febraban um calendário trimestral para as reuniões da mesa e para a apresentação dos dados referentes ao plano de ação adotado pelos bancos para o combate à discriminação após a divulgação do Mapa da Diversidade.

Segurança Bancária

Na quinta-feira, dia 1º de março, às 15h, acontece a primeira reunião da mesa temática de Segurança Bancária, também em São Paulo. Os bancários aguardam a apresentação da estatística de assaltos a bancos da Febraban referente a 2011, conforme prevê a convenção coletiva da categoria.

O acesso aos levantamentos dos bancos foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010, prevista no item “d” da Cláusula 31ª – Segurança Bancária – Procedimentos especiais – da Convenção Coletiva de Trabalho de 2011/2012, conforme abaixo:
“d) os dados estatísticos nacionais sobre ocorrências de assaltos e ataques, cujos roubos tenham sido consumados ou não, serão discutidos, semestralmente, até a primeira quinzena de fevereiro e até a primeira quinzena de agosto, na Comissão Bipartite de Segurança Bancária, referida na Cláusula 45ª desta Convenção.”

Números anteriores da Febraban

Confira os números apresentados pela Fenaban, durante a mesa temática ocorrida em 29 de abril do ano passado:

. 2000 – 1.903
. 2001 – 1.302
. 2002 – 1.009
. 2003 – 885
. 2004 – 743
. 2005 – 585
. 2006 – 674
. 2007 – 529
. 2008 – 509
. 2009 – 430
. 2010 – 369

Segundo a Fenaban, esse levantamento inclui somente assaltos, consumados ou não, inclusive com situações de sequestros. Não estão inseridos os casos de arrombamentos, que cresceram muito nos últimos anos. Também não fazem parte os crimes de “saidinha de banco”, que começam dentro das agências.

Importância das portas giratórias

Esses números, embora muito altos, mostram uma queda nas ocorrências sobretudo após a instalação das portas giratórias de segurança com detectores de metais a partir do final dos anos 90, diante da mobilização dos bancários em todo país e da aprovação de leis municipais de várias cidades.

Por isso, a política de retirada dessas portas por alguns bancos, como o Itaú, é um retrocesso perigoso, anda na contramão da segurança e aumenta o risco nas agências e postos, fragilizando a proteção da vida de trabalhadores e clientes.

No Pará, a mobilização do Sindicato dos Bancários por mais segurança nas agências do Itaú conseguiu arrancar do Banco a instalação das portas giratórias em agências antigas, como em Santarém, e recém inauguradas, como a de Marituba; assim como o compromisso do Banco em cumprir a Lei Estadual 7.013/07 que obriga todos os bancos a utilizarem as portas giratórias na entrada de suas respectivas agências. Dessa forma, as agências do Itaú em Capanema e Altamira já serão inauguradas com as portas de segurança.

Além dos dados estatísticos, os bancários pretendem definir o funcionamento e o calendário das próximas reuniões dessa mesa temática.

Renião preparatória

A Contraf-CUT promove na manhã desta quinta-feira, a partir das 9h, uma reunião do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, na sede da entidade, no centro de São Paulo, para preparar os debates com a Fenaban e discutir outros assuntos sobre segurança.

Mais negociação permanente

Também está agendada reunião da mesa de Terceirização, que deverá se reunir no dia 9 de março. A mesa de Saúde do Trabalhador deverá ter data definida nos próximos dias.

A realização de reuniões trimestrais das quatro mesas temática foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários 2011.

Fonte: Bancários PA e Contraf-CUT

Comments are closed.