Incêndio atinge Alter do Chão, área de proteção ambiental, no Pará

0

Um incêndio de grandes proporções começou no último sábado (14) e se alastrou para uma área de proteção ambiental em Alter do Chão, na região de Santarém, no Pará. O governo do estado chegou a anunciar que as chamas estavam controladas, mas o fogo se intensificou nesta segunda-feira (16), segundo informações das brigadas de incêndio.

Um novo foco foi identificado em uma ilha de difícil acesso, próximo a Ponta de Pedras. Os bombeiros continuam as operações de combate ao fogo. No fim da noite de ontem, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou via Twitter ter solicitado reforço da Força Nacional e o envio de um avião-pipa para locais de difícil acesso.

O fogo também atingiu uma área de mata perto da margem do rio Tapajós. Segundo o governo do estado, a previsão é que no início desta tarde chegue o avião-pipa e 40 militares do Exército que deverão ajudar no combate às chamas.

A polícia investiga a origem criminosa do fogo, que teria sido ateado por uma pessoa da comunidade Ponta de Pedras, dentro da Apa de Alter de Chão, área de proteção ambiental já invadida. O inquérito foi aberto após solicitação do governo do estado paraense.

Alter Chão é uma vila balneária distante 37 quilômetros por via terrestre de Santarém, oeste do Pará, e a 1.373 quilômetros da capital do estado, Belém. O balneário, cortado pelo rio Tapajós, é o principal ponto turístico da região, conhecido como Caribe da Amazônia.

O deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) disse, em seu Twitter, que o combate ao fogo “parece não ter fim”. “O povo de Alter do Chão, com ajuda de visitantes e turistas que ficaram arrasados com as cenas que viram, e com os sons dos animais desesperados vindo das áreas de queimada, conseguiu articular medidas para contenção do fogo que começaram a ser executadas nesta manhã”, relatou.

 

Fonte: Rede Brasil Atual
Foto: Eugênio Scanavino

Comments are closed.