INSEGURANÇA: Sindicato pede reunião com Banco do Brasil, Governador do Estado e SEGUP

0

INSEGURANÇA-PÚBLICA2É alarmante a situação de violência instaurada no Pará. Ninguém mais se sente totalmente seguro ao sair pelas ruas. Os noticiários mostram algumas das ocorrências, mas no dia-a-dia sabemos o quanto é ainda mais difícil viver em um dos estados mais violentos do país.

Quando falamos de segurança bancária então, a sensação é a de que não há mais controle. A Segurança Pública Estadual permitiu o Pará tornar-se terra frutífera para o crime organizado e nada tem sido feito por parte do estado para prevenir e combater esse tipo de ocorrência. Nos dois últimos anos, a estatística que vinha em declínio, deu uma alavancada e, absurdamente, só em 2012 já tivemos 47 ações que vitimizaram, direta ou indiretamente bancários, bancárias e seus familiares. Perceba que estes números não incluem os assaltos aos clientes das agências. Na última semana, ocorreu praticamente um assalto por dia e um deles, no dia 7 de dezembro (veja aqui a matéria), culminou no seqüestro e assassinato de Francivaldo Soares da Silva.

O Sindicato dos Bancários do Pará encaminhou ofícios com solicitação de audiência com a Superintendência do Banco do Brasil, com a Secretaria de Segurança Pública e com o Governador do Pará para tratar da insegurança que campeia no estado, em particular nas agências bancárias. Enquanto medidas mais eficazes e enérgicas não acontecem para o combate e prevenção a essa onda de assaltos, trabalhadores estão morrendo nas mãos dos bandidos.

A superintendência do BB já deu retorno ao Sindicato e explicou que a audiência não poderia acontecer hoje (10)  porque o superintendente está em viagem, mas sinalizou reunião para a próxima quarta-feira, dia 12. O intuito é buscar garantir mais segurança aos bancários, bancárias e seus familiares.

“É fato que já obtivemos alguns avanços importantes sobre a segurança bancária, como a lei estadual dos biombos aprovada esse ano, mas de nada vai adiantar se não houver fiscalização pelos órgãos responsáveis; assim como acontece com outra lei estadual que obriga os bancos a instalarem portas giratórias e fachadas blindadas, mas infelizmente ainda não é cumprida porque não há quem fiscalize, não há quem multe e responsabilize os bancos pela falta de segurança para com seus funcionários e clientes”, ressalta Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará.

“A segurança bancária é uma das bandeiras de luta do Sindicato dos Bancários em seus 79 anos em defesa dos direitos da categoria. Em 2012, o assunto já foi tema de reuniões com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) e representante dos bancos públicos e privados, mas até agora o único avanço que obtivemos foi o sanção da Lei 7670/2012, que obriga as agências bancárias a instalarem biombos para combater o crime da saidinha bancária”, destaca o diretor jurídico do Sindicato, Sandro Mattos.

Comoção e revolta – O corpo do bancário de Francivaldo Soares da Silva, 21 anos e apenas 3 meses exercendo a profissão, foi enterrado sábado (8) na cidade onde nasceu, Aurora do Pará, sob muita comoção e revolta de familiares e amigos.

No dia do assalto, última sexta-feira (7), a presidenta do sindicato, Rosalina Amorim, acompanhada do diretor administrativo Victor Hugo e assessoria jurídica, estiveram na cidade onde o crime aconteceu, São Domingos do Capim, para acompanhar de perto as investigações e as buscas pelo corpo, além de prestar toda assistência à categoria e parentes do bancário na cidade (veja aqui a matéria).

Os funcionários e funcionárias do BB na cidade, assim como o Sindicato estão de luto. Desde a sexta-feira a agência permanece fechada, com apenas o autoatendimento em funcionamento.

Rurópolis – O Banco Postal do Banco do Brasil em Rurópolis também foi assaltado no final da manhã desta segunda (10). Segundo testemunhas, 2 homens armados renderam funcionários e clientes e roubaram cerca de 100 mil reais. A arma de um policial que estava no local também foi levada pela dupla que teria fugido na moto do militar. Não houve troca de tiros.

Acará – Na madrugada de sábado (8) outra agência do BB, no município de Acará, foi assaltada durante a madrugada. O cofre da agência foi arrombado. Ninguém foi preso. Com os últimos casos sobe para 47 o número de ataques a bancos em todo o Pará.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.