Itaú pisa na bola

0

itaunãodemitemeupaiO Itaú Unibanco, cuja propaganda fala em “vamos jogar bola”, divulgou na terça-feira, 24 de abril, um lucro líquido de R$ 3,426 bilhões no primeiro trimestre deste ano. No entanto, o banco marcou gol contra ao fechar 1.964 postos de trabalho no período, o que acumula um corte de 7.728 vagas nos últimos 12 meses.

Segundo dados do Dieese, a instituição que tinha 104.022 funcionários em março de 2011, diminuiu para 98.258 em dezembro e reduziu para 96.204 em março de 2012, sendo “rebaixado” para a segunda divisão no campeonato do emprego.

“O lucro atual do Itaú, somado com o número de demissões do último período, somente reforça nossa posição de que essa instituição não tem responsabilidade social nenhuma e não se importa com a geração de emprego e o desenvolvimento do País. O compromisso do Itaú é sempre ampliar sua lucratividade com a super-exploração da mão de obra bancária”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

“Cobramos uma negociação com urgência para discutir o fim das demissões e da política de rotatividade no Itaú, pois é inaceitável que, enquanto o Brasil cresce, o banco que mais lucra não gera nenhum emprego e, pelo contrário, ainda segue fechando vagas, pisando na bola do emprego”, ressalta o diretor administrativo do Sindicato e funcionário do Itaú, Victor Hugo Lemos.

Outros números do balanço: “Com todo esse lucro, seria obrigação para o Itaú a suspensão imediatamente de sua política de demissões e rotatividade, a melhoria da remuneração de seus funcionários em vez dos bônus estratosféricos distribuídos injustamente aos executivos, a valorização do Programa Complementar de Resultados (PCR), que está sendo negociado com as entidades sindicais, e a garantia de condições dignas de trabalho, que começam com o registro correto da jornada no ponto eletrônico”, ressalta diretor jurídico do Sindicato e funcionário do Itaú, Sandro Mattos.

Além disso, o Banco Itaú insiste em não investir na segurança de seus clientes e funcionários. Aqui no Pará o Itaú ainda não fez nenhum investimento para instalação de biombos em suas agências nas áreas de caixas e, para piorar, em algumas unidades não há porta com detector de metais e em outras agências a porta giratória é fictícia (não funciona), “isso é que pisar na bola” finaliza Sandro Mattos.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.