Marielle Franco, presente!

0

O Sindicato dos Bancários do Pará vem a público manifestar todo seu pesar e solidariedade aos amigos e familiares, enlutados, da vereadora pelo Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), morta a tiros no bairro do Estácio, região central, na noite de ontem (14), além do motorista, Anderson Gomes.

A dor que também compartilhamos se mistura a outro sentimento de milhares de companheiros e companheiras, também enlutados, que é o da indignação contra a violência, machismo e ao que tudo indica, crime político, contra uma mulher negra, mãe, militante, defensora dos direitos humanos; que há duas semanas, assumiu a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio, criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do estado.

No último fim de semana, a parlamentar denunciou em suas redes sociais, uma ação de policiais militares na favela do Acari. “O 41º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro está aterrorizando e violentando moradores de Acari. (…) Acontece desde sempre e com a intervenção ficou ainda pior”, escreveu.

A vereadora foi morta no mês dedicado a todas as mulheres, dentro de um carro acompanhada de um motorista, que também foi morto, e de uma assessora, que sobreviveu. Eles voltavam de um evento chamado “Jovens negras movendo as estruturas”, na Lapa, quando teve o carro emparelhado por outro veículo.

Nenhum sinal de assalto, mas de execução, confirmada pela própria polícia do Rio. Pelo menos quatro dos nove tiros dirigidos contra a vereadora atingiram a cabeça dela.

Marielle estava no primeiro mandato como parlamentar. Tinha 38 anos e vivia e atuava na comunidade da Maré, zona norte do Rio. Socióloga, com mestrado em Administração Pública.

Exigimos justiça!

Marielle Franco, presente!

 

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.