MST realiza jornada de Lutas em Defesa da Amazônia e por Massacre Nunca Mais

0

No último domingo (14) teve início a “Jornada de Lutas por Reforma Agrária Popular em Defesa da Amazônia, Massacre Nunca Mais”, realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, ocorrido em 1996. A programação segue até essa quarta- feira (17), dia em que o episódio completa 23 anos, com diversas atividades em um acampamento montado na Praça do Mercado de São Brás, em Belém.

O local abriga temporariamente mais de 400 camponeses de diversas regiões do estado, além de representantes de movimentos sociais, organizações populares e os índios Kayapó. A programação dispõe de debates e rodas de conversa sobre educação popular, feminismo, reforma agrária, agroecologia, ‘reforma’ da previdência, conjuntura e os desafios dos movimentos sociais.

23 anos de um massacre que segue impune

No dia 17 de abril de 1996, mais de 4000 manifestantes do MST acampados próximo à fazenda Macaxeira, na rodovia PA-150, em Eldorados do Carajás, começaram uma marcha de quase 900 km até a capital Belém em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente dos 40 mil hectares da fazenda Macaxeira.

A Polícia Militar tinha ordem do então governador Almir Gabriel (PSDB) para desocupar a área, sob alegação de que os referidos trabalhadores obstruíam a rodovia, que liga Belém ao sul do estado. A ação resultou na morte de 21 trabalhadores rurais e 69 feridos.

Os policiais militares que participaram da operação foram indiciados sob acusação de homicídio, porém, como não houve perícia nas armas e projéteis para determinar quais policiais atingiram as vítimas, os homicídios e as diversas lesões permanecem impunes.

A chacina rural do dia 17 de abril tornou-se o Dia Mundial de Luta pela Reforma Agrária.

Jornada de Lutas em Defesa da Amazônia, Massacre Nunca Mais

Programação 17 de abril – Mercado de São Brás

Manhã – Mobilização por democracia, justiça e liberdade e contra a violência no campo

Tarde – 17h – Celebração interreligiosa “23 Anos de Eldorado, Massacres Continuam”

Assista: Tem transmissão ao vivo do evento na página Frente Brasil Popular Pará no Facebook

 

Fonte: Bancários PA, com informações do MST 

Comments are closed.