Na madrugada: Duas agências são assaltadas no interior do Pará

0

Dois ataques a bancos seguidos, em Bragança, nordeste do Pará, na madrugada de quinta-feira passada (30); e em Dom Eliseu, sudeste do estado, na madrugada de quarta (29). Apesar de serem na madrugada, o modus operandi foi diferente, enquanto no Posto de Atendimento Avançado (PAA) do Bradesco em Bragança, que funciona dentro da prefeitura da cidade, não se ouviu um barulho do lado de fora; em Dom Eliseu, a cidade acordou com o barulho de explosivos e tiros usados durante a ação criminosa.

Outro fato comum nos dois casos, é que os assaltos foram consumados e até agora ninguém foi preso.

“Infelizmente, a cena já se tornou comum quando chega período de pagamento nas cidades do interior do Pará, e o prejuízo não é só para o banco, que, aliás, é o que sofre menos. É também para nossos colegas que às vezes tem que se deslocar para outras cidades para trabalhar, ou quando resta uma parte inteira, trabalham lá mesmo perto dos escombros; da mesma forma o transtorno para clientes e usuários”, conta o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

A entidade acompanha os casos e segue aguardando a retomada do GT de Segurança Bancária para retomar as discussões sobre o tema com órgãos de segurança pública. Bem como, que os bancos também invistam uma maior porcentagem em segurança.

“Apenas 5% dos lucros dos bancos são destinados à segurança da categoria, clientes e usuários, esse mesmo percentual perdura há anos, sendo que os números de ataques a bancos só aumentam”, destaca o diretor do Sindicato e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

Até agora, o Sindicato já contabilizou 27 assaltos consumados e 15 tentativas, num total de 42 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 21 consumados e 15 tentativas.

Bragança – Na madrugada desta quinta (30), um bando armado arrombou os caixas eletrônicos do PAA Bradesco, que funciona dentro do prédio da prefeitura da cidade. Antes do roubo, eles renderam e amarraram o policial e o vigia do prédio. Foram levados dinheiros, computadores e aparelhos de celular.

Para a Polícia Militar (PM), os suspeitos entraram pela casa ao lado da prefeitura, que seria de um policial aposentado. De acordo com a PM, foram usados maçaricos para arrombar os caixas eletrônicos.

Dom Eliseu – Na madrugada de quarta (29), uma agência do Banco do Brasil foi. Criminosos invadiram o local e explodiram os caixas eletrônicos. Antes disso, eles teriam pelo menos 13 reféns na cidade.

Após conseguirem a quantia em dinheiro, ainda não divulgada, eles fugiram atacando com vários tiros o posto da Polícia Rodoviária Federal, e ainda, queimaram alguns veículos usados na ação. Só então liberaram os reféns em uma estrada que liga o município para a BR-010, em direção a Ulianópolis.

 

Fonte: Bancários PA, com informações do G1 PA e Dol

Comments are closed.