“Não, não, não, à privatização. Da Caixa Econômica, eu não abro mão”

0

Gritos e palavras de ordem contra a abertura de capital da Caixa Econômica Federal marcaram a posse da nova presidente do banco, Miriam Belchior. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (23), no teatro da Caixa Cultural, em Brasília (DF). Enquanto na mesa oficial do evento a ex-ministra recebia o cargo de Jorge Hereda, empregados e representantes de entidades do movimento sindical e associativo protestaram no auditório. Muitos deles com o cartaz “Eu defendo a Caixa 100% pública”, enviado pela Fenae e a Contraf/CUT para todo o país.

Para o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira, que acompanhou a posse, o recado foi dado pela categoria. “Abrir o capital não interessa aos brasileiros, apenas ao setor privado. Em seu discurso, Miriam Belchior não tratou do assunto, mas destacou a importância da Caixa para o país, sobretudo como parceira estratégica do Estado na execução de políticas públicas e sociais. Esse perfil do banco deixa ainda mais claro que não há motivos para a abertura de capital. Espero que ela pense assim”, afirma.

Também participaram da cerimônia em Brasília a diretora de Comunicação e Imprensa da Fenae, Natascha Brayner; o diretor de Cultura da entidade, Moacir Carneiro; os representantes dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente); e vários dirigentes de associações, sindicatos e federações de bancários.

Semana de mobilização
Esta semana será de intensa mobilização em defesa da Caixa 100% pública. A Fenae, outras entidades do movimento sindical e associativo e os empregados do banco vão realizar ações em todo o país. Na quarta-feira, dia 25, será realizado, na Câmara dos Deputados, o Ato em Defesa da Caixa 100% pública. O evento é organizado pela Federação, pela Contraf/CUT e pelo gabinete da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Já na sexta-feira, 27 de fevereiro, ocorrerá o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública. Nessa data, trabalhadores vão realizar ações nas unidades do banco e postar fotos nas redes sociais. Cartazes com a frase “Eu defendo a Caixa 100% pública” foram enviados para agências e entidades representativas Brasil afora. As imagens devem ser postadas com a hashtag #acaixaédopovo, e também podem ser enviadas para sindicatos, Apcefs e para a Fenae no e-mail caixapublica@fenae.org.br.

Clique aqui e saiba mais sobre os eventos nacionais e locais em defesa da Caixa 100% pública.

Fonte: Agência Fenae

Comments are closed.