Negociação permanente: Contraf/CUT e Caixa voltam a negociar no dia 17 de abril

0

Confirmada para o dia 17 de abril, às 14h30, em Brasília, mais uma negociação da mesa permanente. Na oportunidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), assessorada pela Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), e a Caixa Econômica Federal vão debater pendências do acordo aditivo coletivo de trabalho 2012/2013.

Uma delas refere-se às condições de trabalho dos tesoureiros. A Caixa deveria ter apresentado até 31 de março deste ano um plano de ação para solucionar os problemas de condições de trabalho dos tesoureiros. Segundo o coordenador da CEE/Caixa, Jair Pedro Ferreira, embora a empresa tenha informado, na negociação ocorrida em janeiro, de que apenas seis agências em todo o país estavam sem corredores para o abastecimento dos caixas, a Comissão Executiva dos Empregados recebeu denúncias de ausência dos mesmos em mais unidades.

Outro ponto da pauta será a questão do descomissionamento. Na negociação permamente, realizada em fevereiro, foi entregue documento à Caixa com as propostas dos empregados para definição de regras de descomissionamento. “Hoje quem determina unilateralmente o descomissionamento é o gestor sem qualquer critério, o que deixa o bancário em uma situação de completa vulnerabilidade”, explica o coordenador da CEE/Caixa. Conforme o acordo aditivo da Caixa à Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013, o prazo para a Caixa apresentar uma proposta encerrou-se em 31 de março.

Login único – Os representantes dos empregados também vão cobrar da Caixa informações sobre o andamento da implantação do login único. Fruto da mobilização dos trabalhadores na campanha salarial de 2012, a ferramenta de trabalho começou a ser implantada nos edifícios Matriz I e II, na Filial e nas superintendências regionais.

A Contraf/CUT e a CEE/Caixa defendem agilidade da Caixa na implantação do login único também para os empregados das agências. A orientação é para que os trabalhadores acompanhem o processo de implantação cuidadosamente e, se necessário, denunciem às entidades sindicais qualquer problema no novo sistema.

O login único é uma conquista que visa melhorar as condições de trabalho e ajudar a evitar fraudes no ponto eletrônico, uma vez que o trabalhador só pode logar em apenas uma máquina por vez.

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.