Sobre a eleição do CONSAD do Banco da Amazônia e o e-mail do secretário executivo da SEORP

NOTA DE REPÚDIONesta semana, o Blog do Barata publicou um e-mail do senhor Luiz Lourenço de Souza Neto, secretário executivo da SEORP do Banco da Amazônia, o qual fora endereçado aos secretários e gerentes executivos do Banco a fim de articular com estes setores a construção de uma candidatura única dos empregados para o Conselho de Administração do Banco da Amazônia.

Fazemos questão de transcrever a mensagem já amplamente compartilhada na internet, sobretudo pelas redes sociais, para em seguida trazer a público o posicionamento do Sindicato dos Bancários do Pará sobre a situação:

1 – O e-mail de Lourenço:

“De: Luiz Lourenço de Souza Neto [mailto:luiz.souza@bancoamazonia.com.br]
“Enviada em: terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 08:15
“Para: Secretários Executivos; Gerentes Executivos
“Assunto: Representante no Conselho de Administração
“Prioridade: Alta

“Colegas Executivos,

“Estou preocupado com a nossa falta de articulação a respeito da eleição para o representante dos empregados no Conselho de Administração do Banco. Acredito que a melhor saída seria todos nós apoiarmos um único nome para fazer frente ao movimento interno que já está trabalhando a candidatura de alguém da AEBA (Associação dos Empregados do Banco da Amazônia S/A). Em nossa última reunião tivemos a manifestação da Lisete e do Daniel sobre possíveis candidaturas e talvez agora tenhamos inclusive outros colegas executivos querendo se candidatar. O Affonso Vianna, por exemplo, tem recibo solicitações de vários colegas o apoiando caso venha a ser candidato.
“Quanto mais desarticulados nós formos, mais estaremos dando oportunidades aqueles que não estão olhando a questão do Banco, mas interesses políticos e até mesmo pessoais. Não vamos nos iludir, pois eles são fortes (já mostraram isso) e devem vir com tudo para buscar a vitória nesse pleito. Diante dessa situação, e como o prazo de inscrição vai até amanhã, entendo que poderíamos nos reunir e traçar o lançamento de uma única candidatura não apenas com o viés do apoio dos Executivos, mas com uma possível construção junto às entidades (sindicato, por exemplo) que consiga fazer frente a essa onda de ‘revolta sindicalista’ que se instalou no Banco depois da última campanha salarial.
“Ainda dá tempo de unirmos nossas forças e lançarmos um único candidato(a). Que tal se nos reuníssemos hoje no final da manhã (11h30) na sala Rio Tocantins para tratar desse importante assunto?

“Atenciosamente,

“Luiz Lourenço de Souza Neto
“Banco da Amazônia S.A.
Secretário Executivo – SEORP
luiz.souza@bancoamazonia.com.br
“(91) 4008-3859 / (91) 8814-1580

2 – O posicionamento do Sindicato dos Bancários do Pará

– Viemos a público repudiar a atitude do senhor Luiz Lourenço de Souza Neto por utilizar-se do privilégio do seu cargo para acessar a rede interna da empresa no intuito de convocar reunião em horário de expediente, com fins políticos, para fazer frente a uma entidade representativa dos trabalhadores, supondo estar em defesa dos interesses do banco.

– Consideramos inaceitável a atitude do senhor Luiz Lourenço de Souza Neto, exigimos uma retratação por parte da diretoria executiva do Banco da Amazônia a todos os trabalhadores da empresa, sobretudo para com todos os empregados e em pregadas do Banco que se candidataram às eleições do Conselho de Administração, pois esta atitude desrespeita e fere a dignidade dos empregados e o princípio da ampla participação dos trabalhadores no pleito, defendidas pelas entidades sindicais democráticas.

– Ainda que o e-mail de Luiz Lourenço de Souza Neto não faça menção específica ao Sindicato dos Bancários do Pará, queremos deixar claro que não aceitamos qualquer conjectura de conluio na relação com as entidades representativas dos trabalhadores, ou mesmo de envolver nosso Sindicato em qualquer tipo de “conchavo” político, como infere o texto. O Sindicato dos Bancários do Pará repudia qualquer suposição nesse sentido.

– No mais, esperamos que o processo eleitoral para a escolha de um representante dos empregados do Banco da Amazônia para o Conselho de Administração da instituição transcorra coma máxima lisura, transparência, pluralidade e democracia. O Sindicato dos Bancários o Pará acredita que os trabalhadores e trabalhadoras do Banco saberão escolher legitimamente o melhor representante para tal missão, e a vontade final dos bancários e bancárias do Banco da Amazônia será a mesma deste Sindicato.

Belém-PA, 17 de fevereiro de 2012.

Sindicato dos Bancários do Pará