Odete Gomes: presente! CUT perde grande liderança do movimento sindical no Amapá.

0

O Sindicato dos Bancários do Pará reproduz abaixo a nota da Executiva Nacional da CUT e se solidariza com familiares e amigos da companheira Odete Gomes, presidenta da CUT-AP, que assim como outros companheiros sindicalistas, foi vítima do naufrágio ocorrido no último sábado, durante o Círio Fluvial em Macapá.

……..

Odete Gomes-PRESENTEÉ com profunda tristeza e pesar que comunicamos que foram encontrados e identificados na manhã desta terça-feira (15), os dois últimos corpos que continuavam desaparecidos após o naufrágio da embarcação presente na procissão do Círio Fluvial, no último sábado (12), em Macapá, capital do Amapá: o de nossa eterna companheira presidenta da CUT-AP, Odete Gomes, localizado junto ao barco, e o de Raimunda Flora, esposa de um funcionário do Sindsep.

Odete deixa várias lições e todo seu legado de luta e princípios. A CUT e o movimento sindical brasileiro perde uma importante liderança, guerreira, militante, que sempre esteve à frente das lutas contra toda e qualquer injustiça. Sindicalista, mãe, feminista e feminina, batalhava para criar seus quatro filhos com a mesma atenção e afeto que tinha pelo movimento sindical.

Em 2003, Odete assumiu a Secretaria de Organização da CUT-AP. No congresso seguinte foi eleita para a Secretaria-Geral e em 2009 assumiu a Presidência da CUT no estado, para qual foi reeleita no último Congresso.

Odete Gomes nasceu no município de Amapá/AP, era técnica da Universidade Federal do Amapá e dirigente do Sindsep (Sindicato dos Servidores Federais), onde foi tesoureira por dois mandatos e, atualmente, respondia pela secretaria-adjunta de Relações Internacionais.

Como diz o ditado do mar, o capitão é o último a abandonar o barco – e assim foi. Quis o destino que o majestoso Rio Amazonas, tão querido por ela, marcasse o encerramento de sua tarefa.

Expressamos nossos mais profundos sentimentos aos familiares de Odete Gomes e de todas as vítimas desta tragédia.

O velório será às 14 horas na funerária Santa Rita – Avenida Mendonça Furtado, 2414 – bairro Santa Rita – Macapá. O sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério São José, no bairro Buritizal, em Macapá.

EXECUTIVA NACIONAL DA CUT

Comments are closed.