Plataforma Popular por Constituinte Exclusiva e Soberana se une à CUT em defesa de reforma política democrática

0

Contra a retirada de direitos da classe trabalhadora e em defesa da reforma política democrática no país, a Plataforma Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades dos movimentos sociais realizam no próximo dia 13 de março um ato nacional unificado. O objetivo é promover manifestações em todas as capitais, de modo a dialogar com a sociedade brasileira sobre a necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional de uma Constituinte exclusiva e soberana para reforma do sistema político.

Existe uma manobra entre os parlamentares para que se aprove a reforma política pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/2013, considerada pelos movimentos como a “PEC da Corrupção” porque defende temas polêmicos, como o financiamento privado de campanha eleitoral.

Constata-se, hoje, que setores conservadores e parlamentares como Eduardo Cunha – PMDB/RJ, presidente da Câmara dos Deputados, querem constitucionalizar a corrupção, com a lógica de que pessoas jurídicas (empresas) votam neste país e tomam decisões acima dos eleitores. A meta, nesse caso, é constitucionalizar o poder econômico nas eleições brasileiras, proposta contestada pelos movimentos sociais.

Para a Plataforma Popular e CUT, a proposta que dialoga com a sociedade e os trabalhadores é a da Constituinte pela reforma do sistema político. Consulta popular com este objetivo está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1508/14, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB/SP).

Fonte: Fenae Net

Comments are closed.