Proposta de PLR do Banco da Amazônia será submetida à assembleia da próxima terça-feira (9)

0

O Banco da Amazônia apresentou uma proposta para pagamento da PLR dos empregados em reunião de negociação com o Sindicato dos Bancários do Pará, Contraf-CUT e Fetec-CUT Centro Norte realizada na tarde dessa sexta-feira (5).

O banco propõe distribuição de 3% de PLR Social e a definição pela via judicial dos 6,5% do módulo básico da PLR, tendo em vista que as entidades sindicais se posicionaram pela PLR integral de 9,25%.

A redação da proposta será encaminhada para as entidades na próxima segunda-feira (8), para que a mesma possa ser submetida à assembleia já convocada para terça-feira, 9 de maio, às 19h, na sede do Sindicato.

“A mobilização da categoria forçou o banco a chamar as entidades para negociação da PLR, onde reiteramos nossa posição de receber a PLR integral de 9,25%. Essa mobilização serviu também para abrirmos um canal de diálogo com o banco sobre diversos outros assuntos na reunião de hoje. Isso mostra o tamanho da importância da participação da categoria nos rumos do banco. Negociar sempre é o melhor caminho. Não sendo possível, se recorre a outras vias”, destaca o diretor do Sindicato, Sérgio Trindade.

Dias parados contra as reformas de Temer

As entidades sindicais reivindicaram na reunião com o banco o abono dos dias parados pelas paralisações da categoria bancária nos dias 15 de março e 28 de abril, dias nacionais de paralisação e greve geral da classe trabalhadora contra a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária do governo Temer.

O banco acolheu o pleito e submeterá à diretoria para apresentar uma proposta também a ser avaliada na assembleia da próxima terça-feira (9).

Mesas Temáticas

PCCS – O Sindicato solicitou a antecipação da reunião sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários agendada para o próximo dia 25/05. O pedido é que esta reunião ocorra no dia 23/05. O banco irá avaliar a proposta e responderá oportunamente.

Saúde – Outra mesa temática de grande importância para o funcionalismo do Banco da Amazônia, mas que ainda não iniciou seus trabalhos é a mesa temática de saúde, da qual o sindicato reivindica judicialmente através de ação de cumprimento. O banco informou que pretende resolver logo o impasse e que pretende convocar as entidades sindicais para dar início a essa mesa específica ainda no mês de maio.

Segurança – Nova reunião da mesa específica de segurança deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de maio. Esta mesa temática iniciou seus trabalhos em abril e estabeleceu um calendário de reuniões mensais, com possibilidade de reuniões extraordinárias a depender de demandas urgentes.

Ponto Eletrônico – O banco realizou uma apresentação do sistema de Ponto Eletrônico para as entidades sindicais no dia 31 de março e acolheu uma série de contribuições para aperfeiçoamento do mesmo. O banco informou que está em conclusão dos ajustes solicitados e deverá convocar nova reunião sobre o assunto já na próxima semana.

“Graças a nossa mobilização conseguimos arrancar nossa mesa específica para tratar dos assuntos centrais como apresentação do PCCS, que está agendado para o final de maio, e o recebimento de uma proposta de PLR para ser apreciada pela categoria na próxima assembleia. Insistimos que não iremos aceitar o pagamento da PLR vinculado às metas”, destaca o vice-presidente do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Marco Aurélio Vaz.

Representaram os trabalhadores na reunião de hoje os dirigentes sindicais Gilmar Santos (Contraf-CUT), Marco Aurélio Vaz (SEEB-PA), Sérgio Trindade e Ronaldo Fernandes (FETEC-CN), além da advogada do Sindicato, Dra. Mary Cohen.

 

 

 
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.