Sindicato cobra abono de greve a todo funcionalismo do Banpará

0

O Sindicato dos Bancários do Pará acionou a justiça do trabalho para garantir a integralidade do abono do dia não trabalhado na greve geral do último dia 14 para todo o funcionalismo do Banco do Estado. Porém, o pedido liminar foi negado nessa quarta-feira (26), decisão da qual o sindicato já está recorrendo.

A medida de segurança se deve pelo fato do Banpará ter comunicado que abonaria o dia de greve nas unidades onde houve manifestação, mas que cobraria compensação para os funcionários que não trabalharam e são lotados nas unidades onde não houve concentração do movimento paredista.

“Solicitamos ao banco o abono integral da falta, por entender a justeza da greve e que a reforma da previdência de Bolsonaro é danosa às nossas vidas e a economia dos pequenos municípios. E que continuam impunes os grandes sonegadores da previdência. Independente da nossa ação judicial, esperamos que o Banco se sensibilize à nossa causa e garanta o abono integral da paralisação de todo o funcionalismo que aderiu ao chamado da nossa greve geral”, ressalta a diretora do Sindicato, da CUT Pará e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

“Nossa intenção é garantir equidade de direitos a todo o funcionalismo do Banpará. Se a direção do banco compreende nosso movimento e se dispõe a abonar o dia de greve, então que a medida seja aplicada para todos os bancários e bancárias da instituição”, destaca a presidenta em exercício do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Orientação do Sindicato – A área de RH do Banpará tem encaminhado consulta a quem paralisou para informar até dia 05/07 se quer compensar a falta utilizando estoque de folga, licença-prêmio ou abono-assiduidade. Ou, ainda, se deseja registrar as 5h45min no banco de horas. Havendo saldo, essas horas serão descontadas. Não havendo saldo de horas, vai registrar as 5h45min e terá prazo de compensação até o final de agosto. Nossa orientação é que se registre no banco de horas e não se utilize o abono-assiduidade e nem a licença-prêmio. Devemos aguardar até que a justiça se posicione de maneira definitiva sobre nosso pedido de abono integral da falta.

Por favor, encaminhe esta nota no grupo da sua unidade, para amplo conhecimento dos funcionários.

Nosso Sindicato seguirá firme na luta contra a Reforma da Previdência!

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.