Sindicato cobra melhores condições de trabalho em reunião com a superintendência regional da Caixa

0

Sindicato cobra melhores condições de trabalho em reunião com a superintendência regional da CaixaDiariamente, nas primeiras horas do dia, em qualquer Caixa Econômica Federal no Pará, é possível ver filas quilométricas do lado de fora das agências tanto da capital quanto do interior do estado e o descumprimento da lei municipal sobre o tempo de espera nessas filas, o que geram desconforto entre os clientes e usuários. Mas essa realidade é reflexo da falta de mais bancários e bancárias e abertura de novas agências.

Essas necessidades, além das condições de trabalho e segurança bancária foram temas de reunião entre o Sindicato e a superintendência regional da Caixa na tarde de ontem em Marabá, sudeste do estado.

Sobre as demandas, o superintendente regional do sul do Pará, Floriano Kruly Neto informou que em 2012 o número de agências da Caixa na região sudeste dobrou de 7 para 14 unidades com aumento do quadro de funcionários em 50%. Ainda de acordo com Neto, para 2013 está previsto a abertura de 8 novas agências e 3 PAB’s para a região, bem como a contratação de novos bancários.

“Outra demanda do funcionalismo é em relação à extrapolação da jornada de trabalho justamente pela necessidade de mais bancários. A demanda é bem maior que a quantidade de trabalhadores para supri-la, o que acaba sobrecarregando os bancários que trabalham muito mais das 6h, 8h devidas”, destacou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

A superintendência informou desconhecer a extrapolação da jornada de trabalho e que em casos em que a hora extra precisa ser feita, como em dias de pagamentos, a orientação é de que essas horas sejam pagas.

A segurança bancária também esteve na pauta do dia. “A recente morte de um bancário no interior do estado infelizmente comprova o quanto a segurança pública e também bancária são deficientes e necessitam de respostas e mudanças imediatas. Uma delas é a porta giratória com detector de metais logo na entrada das agências, além da transferência das chaves do cofre e o transporte de valores para empresas de segurança especializadas; contudo de nada adianta o banco cumprir essas medidas se a segurança oferecida pelo estado não for eficaz”, afirmou o diretor do Sindicato e também funcionário da Caixa, Alan Rodrigues.

Quanto à segurança bancária, o superintendente regional informou que todas as novas unidades da Caixa estão de acordo com as normas de segurança do Banco Central.

Outro assunto também discutido foi em relação ao sistema da Caixa na região que frequentemente cai, atrasando a abertura das agências até o sistema ser restabelecido. O Sindicato sugeriu que seja criado um mecanismo de dados paralelo ao atual, para que justamente quando um falhar o outro possa suprir a necessidade de forma eficaz. A Caixa informou que o banco já estuda esse tipo de alternativa.

Pela manhã – Antes da reunião, a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim e os diretores da entidade, Alan Rodrigues e Heidiany Moreno visitaram as agências da Caixa, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil em Marabá para reunir com a categoria e discutir demandas específicas, além de distribuir informativos sobre assédio moral.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.