Reintegração no Bradesco é vitória da categoria!

0

Às vésperas de completar o período necessário para adquirir o direito à estabilidade pré-aposentadoria, prevista em norma coletiva, um bancário do Bradesco na agência Viaduto-Urb, em Ananindeua, foi demitido.

Mas o Sindicato dos Bancários do Pará ingressou com ação na justiça e conquistou a reintegração dele, a qual se concretizou nesta quinta-feira (21), bem como o pagamento de multa por danos morais pela demissão sem justa causa.

Na decisão, o juiz destaca a importância da reintegração. “É para evitar que o trabalhador tenha sua dignidade ferida que a norma coletiva prevê a estabilidade pré aposentadoria e que a reclamada, de forma, contrária às garantias constitucionais e civis, dispensa o empregado após tantos anos prestando excelentes serviços, apenas para obstar a aquisição de seus direito”.

Com base nos argumentos acima, a demissão do trabalhador foi considerada abusiva e violadora da função social do contrato, tendo o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região decidido pela imediata reintegração, na mesma função antes ocupada pelo bancário, além do pagamento de salários vencidos e vincendos, mais reflexos, desde nula demissão até a efetiva reintegração, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por dia de atraso no cumprimento da decisão.

O banco também foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 187.621,84, bem como diferenças salariais e reflexos, pois o trabalhador, por diversas vezes, substituiu colegas ocupantes da função de gerente geral em vários municípios, sem receber nada a mais por isso.

“Cada reintegração é uma alegria para nós enquanto dirigentes sindicais e representantes da categoria bancária diante do desrespeito dos banqueiros com o que está garantido em acordo coletivo como aconteceu com esse nosso colega. Essa reintegração conquistada no Bradesco Ananindeua é uma vitória de toda categoria bancária”, afirma o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

“Ficamos muito honrados pela confiança do bancário em questão depositada no trabalho político e jurídico do nosso Sindicato. Essa foi a quarta reintegração que conquistamos no segundo semestre desse ano, o que demonstra que nossos colegas devem sempre recorrer ao Sindicato em caso de desrespeito a seus direitos. Estamos na luta e Fora Temer!”, ressalta o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

“Mais uma vez reforçamos a importância de sermos procurados quando o bancário ou bancária tiver seu direito violado, para buscarmos juntos meios legais em defesa da manutenção das conquistas e direitos da categoria”, destaca a diretora do Sindicato e funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.