Sindicato discute temas pendentes da Campanha Nacional 2011 com Banco da Amazônia

0

Sindicato reuniu com o Banco da Amazônia para tratar de assuntos pendentes da Campanha Nacional 2011Na última sexta-feira (24) o Banco da Amazônia reuniu com o Sindicato dos Bancários do Pará, a Fetec-CUT/CN e a Contraf-CUT para uma reunião na matriz da instituição para tratar de dois pontos que ficaram pendentes após o acórdão do Tribunal Superior do Trabalho que determinou o fim da Campanha Nacional 2011 no Banco: 1) Reestruturação Financeira de Dívidas para os empregados do Banco; 2) Adoção da menor taxa de juros praticada pelo Banco para empréstimos consignados aos empregados do Banco.

Programa de Reestruturação de Dívidas para os empregados

O Banco da Amazônia apresentou uma proposta que chamou de Programa de Reestruturação de Dívidas para os empregados, e informou que esta não se tratava de uma operação de crédito normal. O objetivo seria auxiliar o empregado em uma situação que se apresente enquadrado nos critérios estabelecidos, visando única e exclusivamente o reequilíbrio financeiro das dívidas das operações normais realizadas pelos empregados junto ao banco. O prazo de vigência para os interessados ingressarem no Programa seria até 31/08/2012.

Entre os critérios para ingressar no programa, um deles é que existam parcelas vencidas há mais de 60 dias das operações normais, efetuadas pelos empregados junto ao banco. Os valores seriam parcelados nunca acima de 30% do salário bruto e a taxa de juros a ser aplicada na repactuação das dívidas será menor do que taxa normal, hoje seria em 1,15%.

A proposta do Programa foi levada ao conhecimento dos empregados pelos meios de comunicação internos da instituição na última segunda-feira (27), e ainda será apresentado também pelo sistema de vídeo conferência em todas as Superintendências do banco.

A implantação do Programa será após a aprovação na reunião do Conselho de Administração do Banco, que vai ocorrer no dia 27 de março.

Adoção da menor Taxa

Sobre esse ponto, o banco informou que para as operações normais aos empregados, adotará a menor taxa de juros, que significa, hoje, uma redução de 20% da taxa normal, sem levar em consideração a reciprocidade exigida nesses casos. A previsão é que a nova taxa já seja aplicada no início de março. Veja como ficará a menor taxa com os números abaixo:

– Taxa norma: 1.40% ( de 0 ate´12 parcelas)
– Menor taxa: 1.20% (de 0 até 12 parcelas), sem reciprocidade;
– Taxa normal: 1.45% ( de 13 até 84 parcelas)
– Menor taxa: 1,25% ( de 13 até 84 parcelas), sem reciprocidade.

Cobrança das entidades

Cristiano Moreno - diretor do Sindicato e empregado do Banco da AmazôniaAs entidades cobraram resposta do ofício encaminhado ao banco no dia 15 de fevereiro, que inclui ainda a questão do sobreaviso, cujo prazo de 60 dias para tratar do assunto já foi expirado.

“Podemos considerar que nesta reunião com o Banco da Amazônia houve pequenos avanços, que só ocorreram em função dos 77 dias de greve dos empregados do Banco no ano passado. Mas nosso objetivo é conquistar aumento real de salários e um Plano de Cargos e Salários com maiores possibilidades de crescimento para todos os quadros e categorias de empregados”, afirma o diretor do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Cristiano Moreno.

Mesa permanente dia 6 de março

Na oportunidade, foi confirmada a reunião da mesa permanente com o Banco da Amazônia para o dia 6 de março, para dar sequencia às discussões de outros pontos de interesse dos empregados como o Plano de Saude/Casf.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente da Fetec-CUT/CN Sérgio Trindade (que na ocasião representou a Contraf-CUT), e os diretores do Sindicato Cristiano Moreno e Marco Aurélio Vaz. Pelo Banco da Amazônia participaram os diretores Gilvandro Negrão, Wilson Evaristo e a gerente de RH Ediwiges Lemanski.

Como a reunião ocorreu às 17h30 e a convocação ocorreu horas antes, foram justificadas as ausências do secretário de organização da Contraf-CUT Miguel Pereira, que estava em São Paulo, e da presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, por estar participando da Caravana da entidade na cidade de Barcarena.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.