Sindicato e concursados da Caixa na luta por contratações urgentes

0

Clientes, usuários e concursados da Caixa sabem na prática o significado de esperar. Enquanto os clientes e usuários da agência Ver-o-Peso aguardam atendimento nas primeiras horas do dia, do lado de fora e debaixo de um sol forte, os aprovados do último concurso aguardam convocação. A cena se repete em várias agências tanto da capital quanto do interior do Pará.

“A longa espera de quem aguarda atendimento seria minimizada se os concursados fossem chamados, pois um problema desencadeia o outro e o culpado de tudo isso é o próprio banco que tem nas mãos a solução dos dois entraves, mas não resolve porque não quer. Quem está não agências se desdobra como pode, mas é humanamente impossível dar conta da demanda de serviço. Vamos solicitar à justiça que a Caixa cumpra a Lei da Transparência e nos responda quantas vagas estão disponíveis no Estado do Pará e se cumpre a cota de pessoas com deficiência, já que a SR Norte não responde nossos ofícios”, afirma a diretora de Comunicação do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Dos 216 aprovados para o Cadastro de Reserva somente para o Pólo Belém, apenas 26 foram chamados, incluindo dois com deficiência. Outros cinco aprovados esperam a convocação com os exames necessários prontos. O restante não convocados amargam a demora e parte desse grupo se juntou ao Sindicato para pressionar o banco, como a funcionária pública Danielly Souza, aprovada na 49ª posição.

“É muito angustiante. Eu investi tudo que tinha, joguei todas as minhas forças me preparando e até agora nada de concreto que é a minha aprovação. Nem sequer uma resposta temos para tanta demora. Eu como cliente da Caixa sei o que esperar duas vezes, por ser concursada não convocada e correntista. Lá dentro não se faz nada antes de esperar pelo menos uma hora”, desabafa.

Outra aprovada é a ex-bancária Ana Gabriela Belém. Ela passou em 4º lugar para a cota de Pessoas com Deficiência das 30 vagas ofertadas. “Dediquei-me o quanto que pude para ser aprovada e consegui com uma boa colocação. Foram madrugadas estudando depois que sai do Itaú onde trabalhei por 5 anos como bancária. Esperamos que com a força do Sindicato nossa luta ganhe visibilidade e que possamos finalmente realizar o nosso sonho”, destaca.

No ano passado, a marca dos 101 mil trabalhadores foi superada. Já no último dia 30 de junho, o banco informou, por meio do Diário Oficial da União, que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975 providos, ou seja, o número de empregados diminuiu consideravelmente nos últimos meses.

A falta de bancários e bancárias é uma realidade em todas as unidades da Caixa no país. O problema é antigo e, nesse ano, foi agravado pela realização de mais um Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), o que pode ser minimizado com ‘Mais empregados para a Caixa, mas Caixa para o Brasil’.

“O Sindicato estará sempre a disposição desta causa, que é de interesse dos concursados e da população brasileira, que merece sempre ser bem atendida. Os atuais empregados da Caixa também desejam ‘mais braços’ para trabalhar, pois estão sobrecarregados”, destaca o diretor de Saúde do Sindicato, Gilmar Santos.
Fonte: Bancários PA com Contraf-CUT

Comments are closed.