Sindicato ganha na Justiça o retorno de advogada do BB à função comissionada e indenização por dano moral e material

0

Uma bancária comissionada, advogada na AJURE-Pa, requereu na justiça retorno à função comissionada e indenização por ter sido afastada da função devido ao fato de ter adquirido LER/DORT.

A advogada, sob a assistência jurídica do Sindicato dos Bancários do Pará, ao retornar do benefício previdenciário foi afastada da comissão, tendo ainda que ficar como atendente da AJURE, passando a fazer leitura dos Diários da Justiça para repassar para os advogados, trabalho comumente atribuído a estagiários da área jurídica.

“O banco, como se não bastasse, ainda instaurou um processo administrativo contra a bancária devido ao fato desta ter tido dificuldade em honrar seus compromissos financeiros junto ao BB, causado pela própria redução salarial que a perda da comissão ocasionou”, afirma Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato.

“O Banco do Brasil convocou todo a alto escalão da Diretoria Jurídica do Banco vinda de Brasília para depor contra a trabalhadora, mas não adiantou, pois a decisão da justiça determinou o retorno à função comissionada, além de pagamento de indenização por dano moral e material, anulando, ainda, o processo administrativo contra a bancária”, nos informa Alberto Cunha, diretor de formação do Sindicato.

Para Fábio Gian, funcionário do BB e diretor de comunicação do Sindicato, a decisão da justiça confirma o que o Sindicato sempre afirmou: “que todos somos trabalhadores e precisamos ter plena consciência disso. O Banco, quando quer prejudicar um funcionário, utiliza até meios ilegais como o assédio moral e descomisionamentos arbitrários, como foi o caso dessa bancária”, conclui.

Vitória tão expressiva como essa precisa ser amplamente divulgada para que todos saibam que o BB assedia moralmente seus trabalhadores, não importando se são escriturários, comissionados e até mesmo advogados.

Deixaremos de divulgar o número do processo em virtude da ação judicial estar sob segredo de justiça.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.