Categoria não terá desconto compulsório da contribuição sindical em 2018

0

O Sindicato dos Bancários do Pará convocou a categoria para uma assembleia geral extraordinária no último dia 15 de fevereiro a fim de discutir e deliberar sobre a contribuição (imposto) sindical 2018 e sobre o prazo e forma do exercício do direito de oposição ao desconto referente ao ano corrente, pois tal contribuição passou a ser facultativa a partir da Reforma Trabalhista. Embora este tema ainda seja controverso entre especialistas em Direito do Trabalho, a convocação da assembleia se deu por orientação do jurídico da Confederação da categoria.

Porém, devido ao baixo número bancários presentes, a diretoria do Sindicato propôs aos participantes a suspensão da assembleia, sem discussão do mérito. Na prática, o Sindicato dos Bancários do Pará não fará o recolhimento da contribuição sindical para o exercício de 2018, previsto para ocorrer no mês de março de cada ano.

Reforçamos que, por sermos uma entidade filiada à CUT, sempre defendemos o fim do imposto sindical e sua substituição por uma contribuição negociada, decidida livremente em assembleia da categoria bancária. Entendemos que é necessário garantir que o Sindicato tenha todas as condições para defender os seus direitos, por isso é importante discutir sempre com a classe trabalhadora as diversas formas de financiamento das nossas lutas e a ampliação das sindicalizações.

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.