Sindicato quer saber: Cadê a promoção que deveria ter sido paga em janeiro no Banpará?

0

Desde o início do ano, a maioria do funcionalismo do Banpará aguarda o pagamento da promoção por antiguidade prevista na Cláusula 20 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

De acordo com o ACT, o banco se comprometeu em realizar a promoção por merecimento e antiguidade dos empregados, tendo como base os critérios previstos no Plano de Cargos e Salários. Além disso, na mesma norma coletiva, o marco temporal tem como termo inicial o dia 01.01.2017 e, a partir dessa premissa, as promoções deveriam ocorrer em janeiro de 2020.

Contudo, até a presente data, a empresa não aplicou as promoções previstas aos contratos de trabalho dos empregados, e sequer deu alguma resposta ao ofício encaminhado à empresa na última sexta-feira (28) pedindo esclarecimentos sobre o não cumprimento da cláusula, bem como agendamento de reunião com as entidades para tratar especificamente do assunto.

“Desde que conquistamos acordos coletivos que garantem as promoções no Plano de Cargos e Salários (PCS), a diretoria do banco costuma pagar a progressão em fevereiro, retroativo a janeiro. Este ano, a regra mudou. Chegou março e um silêncio sepulcral ronda o banco sobre o pagamento da promoção. Queremos respostas. Lutamos para construir a lei que está no Acordo Coletivo! Lutaremos pra fazer valer a lei!”, cobra a diretora do Sindicato e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

Ato público e assembleia nesta quarta-feira (4)

Pela manhã, a partir das 8h, ato público em frente à matriz do Banpará em Belém, com distribuição de material informativo sobre o PCCS, distribuição de adesivos da campanha “PCCS: carreira, salário, justiça e transparência” e convocação do funcionalismo para a assembleia às 18h30 na sede do Sindicato, conforme edital.

Vista a camisa da campanha!

A campanha “PCCS: carreira, salário, justiça e transparência” tem até camisa, e você que já tem a blusa, convidamos a irem para o trabalho vestidos com ela amanhã para fortalecer ainda mais esse movimento de valorização do próprio funcionalismo do Banpará.

Caso não tenha a camisa, entre em contato com os dirigentes do Sindicato ou da Afbepa, e peça a sua blusa.

Fortaleça o movimento onde você estiver!

Reúna os colegas, imprima o cartaz (clique aqui para baixá-lo), façam uma foto e compartilhem nas redes sociais, não esqueça de marcar o Sindicato na publicação.

 

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.