Sindicato realiza encontro entre delegados sindicais e discute ações durante a pandemia

0

O Sindicato dos Bancários do Pará promoveu o encontro de delegados e delegadas sindicais da região metropolitana de Belém (RMB), Santarém e Marabá. A temática abordada foi a “Ação sindical no contexto de pandemia”, ministrada pelo sociólogo Anderson Campos. O encontro foi sediado na plataforma Zoom Meetings e contou com a presença de dirigentes, delegados e delegadas, e do presidente da entidade, Gilmar Santos.

A reunião ocorreu no dia 12 de junho com público de Santarém e região, no dia 16 com delegados de Marabá e região, no dia 17 para delegados do Banco da Amazônia e Banco do Brasil da RMB e nordeste do estado e no dia 18 para delegados das mesmas regiões da Caixa e Banpará.

Antes das reuniões acontecerem, Anderson Campos indicou o filme O Espírito de 45, dirigido por Ken Loach. O documentário analisa o contexto sociopolítico do Reino Unido depois da vitória na Segunda Guerra Mundial, sob o comando de Winston Churchill. O objetivo era assistir o documentário (disponível de forma gratuita no YouTube) e refletir o motivo dele ser uma obra necessária para compreender a atualidade.

Durante o encontro, foram discutidas a Campanha Salarial 2020 e acordos, o avanço na comunicação e divulgação das ações e realizações do Sindicato, a necessidade de viabilizar um protocolo de fornecimento de dados dos adoecimentos e óbitos na categoria bancária em cada banco, a defesa do Estado para o desenvolvimento do país e os impactos da jornada exaustiva do home office.

De acordo com o delegado Miracildo Lopes, do Banco do Brasil, “O evento foi bastante produtivo e nem um pouco cansativo, tivemos importantes participações, como a do presidente, da vice presidente, e demais diretores sindicais, que apesar de estarem envolvidos em diligências importantes, estiveram presentes, atribuindo a importância que o momento merecia. Discutimos com objetividade e participação efetiva de todos.”

Anderson Campos avaliou que são realidades muito diversas na categoria e frisou que o Sindicato segue em plena atividade, mesmo sem funcionamento presencial, para garantir saúde, direitos e a manutenção das atividades bancárias com a garantia da classe trabalhadora.

Já a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, pontuou que a negociação na conjuntura atual não é simples, incluisive por conta de tantas medidas provisórias emitidas pelo Governo Federal, mas que a categoria conseguiu garantir direitos que infelizmente outros não conseguiram, “As atividades dos bancos foram declaradas atividades essenciais por decretos do Governo, de imediato, foram negociadas as liberações dos bancários dos grupos de riscos. Muitas categorias, como a da saúde, não conseguiram a liberação destas pessoas, por exemplo. A luta para garantir EPI’s aos bancários paraenses também foi muito grande, assim como a adoção de protocolos de prevenção”.

Também foi discutido a importância do site e redes sociais do Sindicato, que passaram a ser a principal fonte de informações seguras para a categoria, assim como a Live Bancária semanalmente, além das denúncias que podem ser feitas por WhatsApp. Em tempos de pandemia, houve a ampliação da procura da base aos serviços e ações Sindicato de forma digital.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.