Sindicato reúne com a Segup e cobra retomada do GT de Segurança Bancária

0

Entidade apresentou dados da insegurança no Pará e reivindicou a volta do GT como prioridade no combate a crimes contra bancos

Tatiana Oliveira defende volta do GT pela vida da categoria

“Mais do que proteger o patrimônio dos bancos, a retomada do Grupo de Trabalho de Segurança Bancária é fundamental para a proteção da vida da categoria bancária, que tem sido vítima constante do medo e da insegurança em seus locais de trabalho”. A intervenção da vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, durante a primeira reunião com a nova gestão da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará – SEGUP no Governo Hélder Barbalho (MDB), realizada na manhã desta quarta-feira (16), expôs a questão da central da luta da entidade pela retomada do GT de Segurança Bancária.

Além dela, o Sindicato também foi representado pelo diretor Sandro Mattos, que integra o Coletivo Nacional de Segurança Bancária. Ele apresentou nesta audiência um histórico sobre a construção do GT de Segurança Bancária em 2007, durante o Governo Ana Júlia Carepa (PT), seu formato de organização, e destacou alguns avanços importantes que foram resultados do trabalho desse grupo, como a Lei que obriga a instalação de portas giratórias com detector de metais e de biombos nas áreas de caixa e de autoatendimento de todas as agências bancárias que atuam em território paraense.

Violência crescente

Sandro Mattos demonstrou importância do GT para a segurança no Pará

O relatório apresentado pelo Sindicato dos Bancários também destacou a crescimento da violência contra bancos, principalmente desde que a suspensão das atividades do GT, em 2012, na gestão de Simão Jatene (PSDB). Dados de 2015 a 2018, já no segundo mandato recente do ex-governador, mostram um crescimento aproximado de 10% ao ano no número de ocorrências de assaltos e tentativas de assaltos a bancos no Pará, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e na Região Metropolitana de Belém, com destaque para os casos de arrombamentos, explosões e de “vapor” ou “novo cangaço”.

“Esse Grupo de Trabalho envolvia diversos agentes de segurança que atuam no estado, como a Segup, as Polícias Civil e Militar, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, as forças armadas, os bancos e os trabalhadores do ramo financeiro, através dos sindicatos dos bancários, dos vigilantes e dos transportadores de valores. Ou seja, era um grupo amplo, que tinha reuniões periódicas, que formulava políticas públicas positivas para a segurança pública e bancária no Pará, mas que foi extinto pelo último governo. É por esse motivo que estamos aqui reivindicando a retomada desse GT, porque entendemos que temos propostas factíveis e que podemos contribuir diretamente para o combate à violência em nosso estado”, destaca o dirigente sindical, Sandro Mattos.

Portas abertas

Área de inteligência da Segup vê retomada do GT como positiva

Luciano de Oliveira, assessor que na ocasião representou o secretário de segurança pública e defesa social, Ualame Fialho Machado, ressaltou que a Segup está de portas abertas para retomar os trabalhos do GT de Segurança Bancária, sobretudo pelo fato de a melhoria da segurança pública ser uma prioridade de gestão do novo governo.

Ele destacou a necessidade de atualização das legislações de segurança bancária à realidade atual, a importância dos bancos investirem na segurança de suas unidades de trabalho e na segurança pública, melhorias nos recursos humanos e equipamento material do sistema de segurança pública do estado, investimentos na área de inteligência policial e a retomada dos trabalhos do GT de Segurança através da Câmera Setorial de Segurança Bancária da Segup.

Comando Geral da PM quer melhorar efetivo para atuação no Pará

Também participaram dessa primeira reunião as secretarias adjuntas de gestão operacional, de inteligência e análise criminal, o comando geral da Polícia Militar e destacamentos internos da PM, Polícia Civil e Polícia Federal.

Polícia Federal e Civil reafirmaram parceria pela volta do GT

 

 

 

A Segup se comprometeu em convocar nova reunião sobre o tema em breve, com a participação de outros agentes de segurança, dos bancos e demais representantes dos trabalhadores do ramo financeiro.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.