Sindicato reúne com superintendência da Caixa para cobrar melhorias nas agências

0

Sindicato reuniu com a superintendência da Caixa e cobrou providências para uma série de demandas da categoriaO Sindicato dos Bancários do Pará reuniu na tarde desta segunda-feira (27) com a superintendência da Caixa Econômica Federal em Belém para discutir alguns problemas recorrentes nas agências da capital e do interior do Estado e cobrar melhorias.

Um dos assuntos tratados durante a reunião foi a contratação de mais bancários e bancárias para um melhor atendimento à população. “No mês de julho, o Sindicato esteve na agência de Marituba e se deparou, mais uma vez, com o problema da superlotação. Naquele dia apenas um caixa atendia os clientes e usuários, o que causava indignação de quem esperava horas na fila, além de colocar em risco a própria saúde do trabalhador”, lembrou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

A superintendência da Caixa reconheceu os transtornos causados naquele dia e explicou que a lotação na agência é de três caixas, mas durante a visita do Sindicato um estava de férias e o outro havia sido convocado para o tribunal do júri. Para resolver o problema, um bancário de outra agência foi remanejado para Marituba assim que foi comunicado da necessidade.

O Sindicato também cobrou celeridade na abertura de novas agências. Para a entidade, as novas unidades são uma alternativa para reduzir a superlotação. Segundo a superintendência, a previsão é de que até o final deste ano cerca de 13 novas agências sejam inauguradas em todo o Pará. Além disso, a Caixa também informou que já está adiantando a contratação dos funcionários que irão trabalhar nas novas unidades.

Transferências – Desde julho desse ano, a Superintendência Norte do Pará estendeu para dois anos o prazo mínimo para que um funcionário solicitasse sua transferência para outra unidade. A nova regra foi informada a todos os bancários e bancárias através de um comunicado interno. “Porém essa medida contraria o próprio normativo da empresa, RH 069, e o edital do concurso, que estabelecem o período de um ano na lotação inicial para ser requerida a transferência”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, Alan Rodrigues.

A superintendência informou que ainda essa semana irá revogar o prazo mínimo de transferência para diminuir o alto índice de rotatividade nas unidades do interior do Estado. O Sindicato fez o contraponto à medida da superintendência dizendo que a Caixa Econômica pode criar em seus concursos mais pólos específicos para cidades do interior, como aconteceu no caso da agência de Breves. O superintendente reconheceu que a medida contrariava o normativo da empresa e reafirmou que o comunicado será revogado.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.