Situação do Banco do Brasil em Altamira é caótica

0

Superlotação diária gera o caos na Agência do BB em Altamira e banco não toma providências para solucionar o problema.

É caótica a situação no Banco do Brasil em Altamira. Todos os dias milhares de pessoas procuram atendimento na única agência do banco que existe na cidade em busca dos mais variados serviços bancários.

Ocorre que a cidade sofreu um violento fluxo migratório em virtude da construção da hidrelétrica de Belo Monte, onde milhares de trabalhadores foram atraídos à cidade para trabalharem nas obras de construção da barragem. A população da cidade saltou de cerca de 95 mil para 150 mil em menos de um ano. Enquanto isso, a dotação e lotação de pessoal da agência continuaram a mesma, como se nada estivesse acontecendo.

O resultado é que os funcionários são submetidos à extrapolação da jornada de trabalho. Muitos chegam a deixar o banco até às 23 horas, com ameaças reais à sua segurança e à saúde do trabalhador.

Cena diária no Autoatendimento do BB em AltamiraO Sindicato dos Bancários do Pará procurou a Superintendência Regional do BB ainda no primeiro semestre desse ano, onde relatou as péssimas condições de trabalho a que os bancários daquela agência estavam submetidos. No entanto, nenhuma providência foi tomada desde então. Com a substituição do Superintendente do BB, o Sindicato já esteve reunido com o novo superintendente e tem reunião agendada para a terça-feira, dia 13 de novembro, onde tratará novamente do assunto.

O Banco do Brasil, que se mostra ágil e eficiente para cobrar a compensação de horas de seus funcionários no âmbito do Estado do Pará, já está há mais de seis meses sem tomar uma atitude que, pelo menos, diminua o sofrimento dos colegas que trabalham na agência Altamira.

O mais absurdo é que o prédio do BB possui um segundo pavimento que comportaria com folga a alocação de mais funcionários para absorver a demanda de movimento decorrente do aumento populacional na cidade. No entanto, apesar de possuir todos os equipamentos necessários à ocupação do novo espaço, o BB não o faz e submete seus funcionários às degradantes condições de trabalho.

Com uma direção que visa tão somente o lucro e a perseguição de grevistas, o Banco do Brasil não consegue tomar providências que possibilitem condições de trabalho dignas para os colegas da agência Altamira. Enquanto a agência sofre com a falta de pessoal, diversos concursados aguardam serem chamados para trabalhar na empresa, que suspendeu a sua contratação.

Se não bastasse a falta de pessoal, os funcionários convivem ainda com equipamentos deteriorados que não funcionam corretamente.

Com toda essa situação, vários colegas da agência Altamira estão com problemas de saúde, tendo que recorrer inclusive a remédios controlados, tendo em vista que são ameaçados constantemente por pessoas que são obrigadas a aguardar até cinco horas nas filas que se formam na agência para serem atendidas.

Diante desse drama, o Banco do Brasil permanece inerte, somente se apresentando aos gestores para cobrar a compensação dos dias de greve dos valentes companheiros que se dispuseram a brigar por seus direitos.

A direção do BB, além de submeter seus trabalhadores a condições degradantes, impossibilita que os mesmos lutem por melhores condições de trabalho, ao impor o terror na cobrança pelas compensações de horas de greve, sem se importar com as condições objetivas que esses trabalhadores possuem para isso ou, como no caso da agência Praça São Francisco, perseguem os trabalhadores com inquérito administrativo e punições, após esses companheiros terem se insurgido contra as péssimas condições trabalho naquela agência, o que, aliás, persiste até hoje.

O Sindicato está encaminhando nesta data, mais uma vez, o relato da situação de Altamira à Superintendência Estadual e à Presidência do BB, bem como formalizando denúncia da situação de extrapolação sistemática de jornada dos trabalhadores e precárias condições de trabalho à SRT/PA e à Procuradoria Regional do Trabalho, além de solicitar que o assunto seja pautado na reunião da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB com o Banco no próximo dia 13/11.

Para o próximo ano já está prevista a contratação de mais 15 mil funcionários pelo consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte. Se os funcionários da Agência Altamira do BB dependerem da agilidade da direção da empresa, possivelmente até lá a situação da agência será a mesma.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.