Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação na Caixa parou o Edifício Sede em Belém

0

No peito, o desejo que fez quase 150 bancários e bancárias da Caixa Econômica em Belém suspenderem por 1h suas atividades no final da manhã desta quarta-feira (24): NÃO À REESTRUTURAÇÃO! Logo abaixo da negativa outro anseio do funcionalismo: RESPEITO!

O Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação na Caixa foi também de muito barulho e abraços de solidariedade em frente ao Edifício Sede em Belém, já que a apreensão tomou conta de muitos trabalhadores e trabalhadoras após a medida do banco que pretende extinguir vários departamentos do dia para noite e sem aviso prévio ao trabalhador.

Um desses setores é a Girec que atualmente conta com 25 bancários, alguns procedentes de outras reestruturações ao longo de 10 anos de banco, mas o receio do que pode vir acontecer gera insegurança. “Ainda não sabemos para qual setor, agência seremos transferidos. Todos nós podemos ter redução na nossa renda e não é isso que a gente espera da empresa que trabalhamos. Afinal temos famílias que também dependem do nosso salário. Tem um colega que está com um parente enfermo, por exemplo, e precisa mais do que nunca a manutenção do rendimento dele”, desabafa um bancário que pediu para não ser identificado.

Assim como ele, a maioria dos empregados da Caixa não concorda com a reestruturação que teve início no último dia 10, de forma unilateral, sem diálogo com as entidades representativas dos empregados do banco, muito menos com a sociedade. Além disso, a proposta prevê acréscimo de responsabilidades e tarefas aos empregados da rede de agências.

“Não aceitamos que a empresa dê continuidade à reestruturação da forma como vem sendo realizada. Temos reivindicado a participação das entidades, transparência e respeito com os trabalhadores que constroem a Caixa. A diretoria da Caixa não pode simplesmente desmontar um banco que acrescenta valor para a sociedade brasileira há 155 anos”, destaca a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

“Algumas agências que visitamos no interior do estado estão com o quadro tão reduzido que já soubemos de casos de gerentes gerais que pediram transferência e já pensam até em desistir da função, tudo por causa da sobrecarga de trabalho, que prejudica inclusive a saúde dos trabalhadores. Nossa luta também é por mais contratações e melhores condições de trabalho”, diz o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Alberto.

“A CUT, Central Única dos Trabalhadores, que tem como princípio a necessidade de fortalecimento dos bancos públicos para atuarem como um dos instrumentos necessários ao país para sair da crise econômica e é o que o nosso Sindicato também defende. Não aceitaremos o enfraquecimento da Caixa de forma alguma”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

>Confira a galeria de imagens do ato

TRT-DF suspende reestruturação em Brasília e entidades querem que medida seja nacional

A Contraf-CUT e a Federação Nacional dos Empregados da Caixa (Fenae) enviaram ofício à presidente da Caixa, Miriam Belchior, na última terça-feira (22), reivindicando a suspensão imediata da reestruturação em todo o país.

Com base também na mesma ação judicial do Sindicato de Brasília, que suspendeu a reestruturação no DF, o Sindicato dos Bancários do Pará ajuizou ação na justiça do trabalho com pedido de liminar para suspensão do processo de reestruturação no estado (processo: 0000415-62.2016.5.08.0005).

Na ação movida junto ao TRT, o Sindicato de Brasília alegou que “várias funções e unidades serão extintas e vários funcionários serão transferidos sumariamente para outras unidades e até outros estados, comprometendo a vida financeira e a unidade familiar desses empregados”. E ainda que “em razão da repercussão e da quantidade de empregados atingidos pela medida, esta deveria ter sido precedida de negociação coletiva” e que a Caixa “não presta informações consistentes sobre os critérios que dirigirão esse processo de reestruturação”.

Participe desta luta! Tire foto no seu local de trabalho com o cartaz (clique aqui) e poste nas suas redes sociais com as hastags #CaixaRespeiteoEmpregado #CaixaSejaTransparente #CaixaCumpraosAcordos e envie para comunicacao@bancariospa.org.br

 

Fonte: Bancários PA, com informações da Fenae.

Comments are closed.