Pela saúde dos trabalhadores, Sindicato fecha Superintendência Regional do Banco da Amazônia

0

E já se foi uma semana desde que a Superintendência Regional do Banco da Amazônia em Belém foi infestada por ratos e nenhuma desratização foi feita até agora. Pedidos não faltaram, sejam do Sindicato ou dos próprios trabalhadores.

Nesta segunda-feira (11) o Sindicato retornou à unidade para verificar se o Banco da Amazônia cumpriu com a promessa d
e que iria mandar uma equipe para fazer a desratização nesse fim de semana. E para a surpresa de todos (ou não), a única medida paliativa tomada pelo banco foi a de arriscar a saúde dos terceirizados, que cuidam da limpeza do prédio, para retirar a urina e fezes dos roedores de lugares visíveis.

“O fedor continua insuportável e por dentro dos armários e caixas ainda vemos fezes. Não adianta limpar hoje, que durante a noite e madrugada, os ratos voltam e sujam tudo de novo. O que tem que ser feito é uma desratização no local pela saúde de todos e todas, e não distribuir luvas e máscaras, como intimidação para que não haja desculpas para não trabalhar. Já que o banco até agora não mostrou preocupação e respeito com seu funcionalismo, nós do Sindicato temos e por isso vamos fechar a Superintendência até que o problema seja resolvido”, destaca o vice-presidente do Sindicato e empregado do banco, Marco Aurélio.

Horas antes de o Sindicato chegar ao local uma funcionária passou mal. Com falta de ar e um possível edema de glote ela foi para a emergência de um hospital particular em busca de atendimento precisando ficar em observação por algumas horas.

“Quanto mais os dias passam, maior é o fedor e o risco que colegas estão expostos já que esse tipo de roedor traz várias doenças e graves dependendo do tipo de infecção. O Banco da Amazônia tem que tomar uma medida urgente, o que já foi pedido e reiterado em ofícios. Até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego já está ciente e deve aparecer aqui com um auditor fiscal do trabalho a qualquer hora”, lembra o diretor do Sindicato e empregado do banco, Luiz Otávio.

Por telefone, o Sindicato foi informado que os empregados da Superintendência serão remanejados para a matriz até que o problema seja resolvido. Amanhã de manhã dirigentes sindicais irão retornar ao prédio infestado por ratos e caso nenhum tipo de desratização tenha sido feita, a unidade permanecerá fechada.

Leia também: Ratos invadem Superintendência Regional do Banco da Amazônia e trabalho é suspenso após ação do Sindicato

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.