Participe das eleições para representantes nos comitês e grupos de trabalho do Banpará

0

O Sindicato dos Bancários do Pará, responsável pela condução do processo eleitoral para os representantes dos trabalhadores nos Comitês e Grupos paritários do BANPARÁ, divulga, a partir do dia 01.07.2016, o edital e o regulamento para eleição dos representantes dos empregados no Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários – GT/PCS, Comitê de Relações Trabalhistas – CRT, Comitê Disciplinar e Comissão de Segurança.

As inscrições de candidatos começam no dia 04.07.2016 e vão até o dia 08.07.2016. A campanha eleitoral será entre os dias 25 de julho a 03 de agosto. A votação será no dia 04 de agosto, pelo sistema de intranet do banco.

“Os Comitês e Grupos paritários do Banpará são uma conquista do funcionalismo durante a greve de 2011 e que se mantém até hoje graças a mobilização dos bancários e bancárias do Banco do Estado por uma gestão democrática na instituição, e nesse sentido convocamos toda nossa categoria no Banpará a participar de mais esse pleito”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Esses espaços têm grande importância para categoria e requerem comprometimento e responsabilidade dos membros eleitos, pois as decisões destes Comitês e Grupos afetam diretamente o trabalhador. Trabalharemos para que esse processo seja o mais democrático e transparente possível e contamos com a participação de todo o funcionalismo nessas eleições”, destaca a dirigente sindical e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

  1. Clique aqui para ler o edital
  2. Clique aqui para ver o regulamento
  3. Cronograma eleitoral (ALTERADO. VIDE ITEM ​7)
  4. Clique aqui para acessar o requerimento de inscrição de candidatura
  5. Clique aqui para acessar a ficha de currículo sintético do candidato
  6. Clique aqui para visualizar resultado da reunião do dia 11.07
  7. Clique aqui para visualizar o cronograma retificado
  8. Clique aqui para visualizar o resultado da reunião do dia 18.07
  9. Clique aqui para visualizar o edital de deferimento das inscrições eleições
  10. Clique aqui para visualizar a ata de apuração
  11. Clique aqui para visualizar a ata de encerramento

A importância dos Comitês e Grupos paritários do Banpará

GT – PCS: O Grupo de Trabalho do PCS (Plano de Cargos e Salários) desenvolve as atividades ligadas ao Regulamento do Plano de Cargos e Salários, com a realização de estudo e proposições das bases do PCS. É composto com membros representantes indicados pelo banco (três), e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.

As deliberações deste grupo adotarão as seguintes formas: Parecer (preposição de seus membros em relação aos assuntos que necessitem de aprovação da Diretoria Colegiada; Relatórios (Posicionamento à Diretoria Colegiada sobre as fases do projeto); Decisão (outras matérias submetidas à sua apreciação e aprovação). Este grupo possui regulamento próprio para desenvolver suas atividades.

CRT: Órgão de natureza consultiva e educativa, que busca criar procedimentos eficientes e alternativos inerentes às relações de trabalho. É composto com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com seus respectivos suplentes. O que for deliberado pelo comitê, bem como as matérias discutidas e aprovadas, adotarão as formas de resolução (normas de caráter complementar e procedimental); parecer (manifestação de seus membros em relação à assuntos relevantes); decisão (outras matérias submetidas à apreciação e aprovação do comitê).observe-se que este comitê já possui regulamento próprio para desempenhar suas atividades.

Comitê Disciplinar: Discute os processos internos, referentes às infrações administrativas e disciplinares. Cabe ao Comitê Disciplinar debater, avaliar e indicar ou não penalidades para cada caso. Porém, cabe ao presidente do BANPARÁ a decisão sobre as penalidades. Ou seja, caso o Comitê Disciplinar indique a absorvição do empregado, o presidente da instituição tem autonomia para se sobrepor à decisão do comitê. Também é um espaço composto com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.

Comissão de Segurança: Tem como atribuição debater e sugerir propostas voltadas à segurança bancária, inclusive a abertura e fechamento de unidade. Será composta com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.