Sindicato reúne com o Procon em busca de barrar a reestruturação no BB

0

dsc_0843Desde o anúncio que pegou todos e todas de surpresa, da reestruturação no Banco do Brasil em todo o país, o Sindicato não tem medido esforços para impedir o fechamento de mais outras duas agências, em Belém, previsto para o início do ano que vem.

Além de reuniões com os trabalhadores e trabalhadoras das agências em Mosqueiro e da Trav. 9 de janeiro, manifestação em frente à Superintendência, reunião com parlamentares; nesta terça-feira (6), o Sindicato buscou mais uma nova adesão à luta e entregou um ofício em mãos à diretoria do Procon-PA pedindo apoio do órgão de proteção ao consumidor, na expectativa de que o órgão possa seguir o exemplo do Procon no Maranhão que acionou a Justiça e conseguiu a suspensão do fechamento das 13 agências do Banco do Brasil previstas para encerrar as atividades no estado maranhense.

“Nossas lutas são construídas pensando na classe trabalhadora como um todo, sejam eles bancários, clientes ou usuários e por isso viemos aqui, já que a população será também bastante prejudicada com o fechamento de mais duas outras unidades do BB na capital paraense, depois das unidades na Av. Generalíssimo e Gentil”, afirma o dirigente sindical e empregado do BB, Gilmar Santos.

Desde a semana passada, quando o Sindicato esteve em Mosqueiro, uma coleta de assinaturas para um abaixo-assinado está sendo feita por várias associações do distrito que também são contrárias ao fechamento da principal agência bancária no local.

Assim como os parlamentares, a categoria e a população em geral se mostraram solidárias à luta, o diretor do Procon, Moyses Bendahan, também declarou apoio; mas antes de tomar qualquer medida oficial ele disse que pretender ouvir representantes do Banco do Brasil que ficaram de ir ontem à sede do órgão, mas tiveram que desmarcar a reunião por causa do assalto da semana passada no interior do Pará.

“Podem contar com minha simpatia, pois também sou contrário ao fechamento da principal agência em Mosqueiro, pois a população de lá e de cidades e comunidades próximas precisam dos serviços que são oferecidos. Mudanças são necessárias diante da situação em que o país se encontra, mas elas precisam ser feitas com responsabilidade, e por se tratar de um banco estatal deveria ter tido uma consulta pública”, destacou Moyses Bendahan.

Durante a reunião, o diretor do Procon comentou que iria perguntar ao banco o motivo de terem sido escolhidas essas duas agências. O Sindicato adiantou a real justificativa, mesmo sabendo que a versão do BB será outra.

“Quando a unidade não é mais rentável, o banco decide fechá-la e fazer o remanejamento de funcionários e clientes; sem antes conversar com as entidades sindicais e o próprio funcionalismo. Além disso, o BB está abrindo um escritório digital e até lá mais agências deverão ser fechadas em todo o país, o que significa mais demissões e precarização no atendimento prestado à população”, explicou outro diretor do Sindicato e também funcionário do BB, Fábio Gian.

marinorCMB – Após a reunião com o Procon, os dirigentes sindicais foram até à Câmara Municipal de Belém (CMB) protocolar ofício, com o mesmo pedido sobre a reestruturação, às vereadoras Marinor Brito (PSOL) e Sandra Batista (PCdoB).

sandraO documento foi entregue aos assessores das vereadoras, já que elas estavam em agenda externa.

No gabinete da vereadora Marinor, o Sindicato foi informado e convidado para uma reunião amanhã (7), às 14h, no Ministério Público do Pará para tratar do assunto.

Outra boa notícia é que ontem foi aprovado por unanimidade requerimento, feito por ela durante sessão na CMB, pelo não fechamento da agência do BB em Mosqueiro. Na proposição, a ex-senadora também solicitou que a Câmara de Vereadores envie um oficio aos órgãos competentes – Prefeitura de Belém e Ministério Público – para que a Superintendência do Banco do Brasil reflita sobre a decisão.

Participe da nossa mobilização – Nesta quarta-feira (7), haverá Dia Nacional de Luta contra a reestruturação no Banco do Brasil.

Na próxima segunda-feira (12), às 9h, a reestruturação no BB vai ser tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará.

E nos dias 9, 14 e 20 de dezembro, o Sindicato realizará atos públicos em frente à agência do Banco do Brasil em Mosqueiro.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.