O acordo emergencial firmado dia 27/05 entre Sindicato dos Bancários e Banpará já foi homologado na justiça e garante a continuidade de proteção ao grupo de risco, que permanecerá em casa, em isolamento social, após 2 de junho, dia em que terminam as férias do grupo de risco.
“Por meio de várias negociações por vídeo, viemos mantendo o afastamento do grupo de risco para o teletrabalho, com a remuneração integral garantida, inclusive o auxílio alimentação. Como não temos vacina, todos os dias têm novos casos e óbitos registrados no nosso estado, precisávamos garantir a permanência desses colegas em casa, até que chegamos ao acordo emergencial, exclusivo para medidas de prevenção à covid-19 no Banpará”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, que tem participado de todas as negociações.
Teletrabalho
Em caso de impossibilidade de teletrabalho ou trabalho remoto, o banco se compromete a verificar a melhor forma do afastamento (em gozo de férias já adquiridas ou antecipadas, ou em banco de horas existentes, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020, ou ainda, em licença remunerada), dependendo da situação de direito de cada trabalhador e trabalhadora.
Remuneração
Segundo o texto do acordo, “a permanência do afastamento seguirá enquanto houver a necessidade de isolamento social, recomendada em Decretos Estaduais ou Municipais. (…) Fica garantido o pagamento da remuneração e das demais verbas do complexo salarial, incluindo auxílio alimentação”.
São do grupo de risco todos os bancários e bancárias com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiovasculares, câncer, diabetes, hipertensos e imunodeficientes, grávidas e lactantes.
O Banpará divulgou hoje comunicado sobre o grupo de risco. Reafirmamos: Todo o grupo de risco continua afastado, mesmo quem não tem estoques de férias ou licenças.
Mesa permanente
Outra iniciativa, garantida em acordo, é a instalação de uma mesa permanente, com reuniões semanais, enquanto perdurar a necessidade de discussão acerca das medidas preventivas ao combate do novo coronavírus (indicadas em decretos governamentais).
“Com o grupo de risco mantido sob proteção, vamos cuidar de proteger cada vez mais colegas que estão no atendimento ao público. Pedimos que mandem suas dúvidas para nosso zap (91) 98426-1399 e acionem imediatamente o Sindicato, na menor sombra de descumprimento do acordo!”, afirma a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.
Fale com o Sindicato
Em caso de dúvidas sobre o acordo, entre em contato com o Sindicato pelo nosso site bancariospa.org.br – aba CONTATO, pelos e-mails presidenciabancarios@gmail.com e juridicobancariospa@gmail.com, ou pelo Whatsapp Bancário (91) 98426-1399.
Fonte: Bancários PA