Bancários do Pará presentes no Dia Nacional de Luta por Aposentadoria e Educação

0

O dia 13 de agosto de 2019 foi marcado como Dia Nacional de Luta em defesa da Educação pública, Ciência e Cultura e também em defesa do direito à aposentadoria. Em Belém a concentração foi desde às 8h na Praça da República e o Sindicato dos Bancários do Pará esteve presente através de seus dirigentes sindicais e funcionários. De lá a manifestação seguiu em passeata pelas ruas da cidade até o Palácio Cabanagem, da Assembleia Legislativa do Pará.

Nos cartazes e nas intervenções em carro som, muitos dirigentes sindicais, estudantes e professores criticam os cortes nos orçamentos das quatro universidades federais locais e o programa Future-se, que foi lançado recentemente pelo governo de Jair Bolsonaro com objetivo de terceirizar o financiamento da educação pública.

Com os cortes na Educação, o contingenciamento nas universidades e institutos federais já soma R$ 6,1 bilhões, e as instituições já declararam publicamente o risco de perder suas atividades devido à falta de investimento, a exemplo da Universidade e do Instituto Federal do Pará.

Outra critica bastante presente na manifestação foi à aprovação do projeto da Reforma da Previdência, na calada da noite do dia 7 de agosto, em segundo turno na Câmara dos Deputados e que agora tramitará no Senado Federal.

“O Brasil vive uma conjuntura de retrocessos e de ataques aos direitos da classe trabalhadora, sobretudo com a reforma trabalhista, reforma da previdência, contingenciamento de verbas para as Instituições Federais de Ensino e censura aos cientistas e produtores culturais. Não há como aceitarmos passivamente essa situação e por isso não abrimos mão de lutar pelos interesses do povo e do Brasil”, afirma o secretário geral do Sindicato dos Bancários do Pará, Sérgio Trindade.

“O povo, a cada dia que passa, toma consciência sobre o golpe dado no país e sobre as inconsequências de um governo autoritário e sem projeto de crescimento econômico com inclusão social. Por isso estamos nas ruas, para defender nossos direitos e o patrimônio público da nação”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

Marcha das Margaridas

As bancárias paraenses também se fizeram presentes no dia de hoje, em Brasília, durante a Marcha das Margaridas e das Mulheres Indígenas, que ocupou o Congresso Nacional para reafirmar diversas pautas que dizem respeito aos direitos e à vida das mulheres e também à democracia no país.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.