CN2018: Banpará não discute cláusulas econômicas, mas apresenta propostas a debates anteriores

0

A quarta mesa específica com o Banpará ocorreu na tarde desta sexta-feira (17) e o centro dos debates previstos para hoje seriam as cláusulas econômica. Porém, o banco disse que aguardará o desfecho da mesa da Fenaban para essas questões e apresentou propostas para temas já debatidos anteriormente. A quinta mesa com o Banpará está confirmada para o dia 22 de agosto, às 9 horas, na matriz do banco em Belém.

Renovação de cláusulas

O Banpará vai apresentar na próxima reunião do dia 22 uma proposta de redação de ampliação ou alteração nos seguintes temas: estrutura e fluxo do CRT, aumento da redução da jornada de trabalho para 2 horas à lactante que tem mais de um filho (ampliando de 270 para 360 dias), terapias holísticas (aumento para 450 sessões), incluir no contrato do plano de saúde o serviço de ambulância com ônus do banco para o titular e sendo opcional ao empregado ampliar para os dependentes com ônus do mesmo.

Banco propôs renovação das cláusulas que tratam da isenção de tarifas aos empregados, licença prêmio, folga aniversário, segurança bancária, transporte de numerário, seminário de segurança bancária, ampla defesa no comitê disciplinar, efetivação nas funções exercidas interinamente por mais de 90 dias, estudo de propostas de descomissionamentos, apoio ao dependente químico buscando um convênio com centros de recuperação para mulheres, preparação para aposentadoria, CIPA/SIPAT, cobertura de consultas médicas a dependentes deficientes, PPRA, democratização do acesso à internet, delegados sindicais e liberação para participação em atividades sindicais.

O banco quer rever a cláusula de ginástica laboral, vale cultura e aposentados na ativa.

Propostas com base na reforma trabalhista

O Banpará se comprometeu em apresentar proposta de redação para tratar dos temas a seguir:

– Banco de horas
– Compensação de jornada
– Retorno das homologações da rescisão para o Sindicato;
– Termo de quitação anual para todos os empregados (implantar);
– Redução do intervalo de almoço para quem trabalha 8h – para 30min (opcional);
– Concessão de intervalo de 30mim para quem trabalha 6h, mas não deduzidos da jornada (opcional);
– Férias parceladas em até 3 vezes;
– Econômicas: por enquanto, segue Fenaban.

“As entidades esperavam que o Banpará fosse iniciar o debate nas cláusulas econômicas, porém a empresa ratificou posicionamento de discutir as mesmas somente após o término das negociações com a Fenaban. Entendemos como avanço a renovação das cláusulas elencadas no primeiro bloco e também a proposta de ampliação e alteração das cláusulas contidas no segundo bloco de debates. Esperamos que na apresentação da redação final e no debate das cláusulas econômicas o banco possa avançar na minuta de reivindicações debatidas no encontro dos funcionários do Banpará e esperamos que o banco mantenha-se na tradição dos últimos anos como banco que apresenta a melhor proposta de acordo da categoria bancária no Brasil. Em tempos de golpe e de reforma trabalhista entendemos como positivo a manutenção da mesa de negociação. Esperamos um resultado igualmente positivo ao final da mesma”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

“Nesta quarta rodada é importante destacar a proposta em que o banco passa a custear para o titular do plano de saúde ambulância na hora da precisão. Também, o aumento de 90 dias a mais para amamentação e de 375 para 450 terapias holísticas. E a renovação de várias cláusulas importantes. Entretanto, é urgente avançarmos nos pontos econômicos. Não aceitaremos redução de direitos “, afirma a dirigente da Fetec-CUT Centro Norte e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

“Reforçamos a importância de o Banpará discutir conosco as questões econômicas independente da mesa da Fenaban. Esperamos que esse debate possa ocorrer na rodada do próximo dia 22 e que possamos avançar na formulação de um acordo coletivo positivo para o funcionalismo do Banpará”, ressalta a dirigente executiva da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.