Contra demissões, Sindicato realiza ato “cachorrada do Bradesco”

0

Hoje, 3, a manhã foi marcada pelo ato denominado “Cachorrada do Bradesco”, em frente a agência bancária, localizada na Rua 15 de novembro, no bairro da Campina, em Belém.

A manifestação que ocorreu em diversas agências do país, é para denunciar a onda de demissões que o Bradesco vem realizando em todo o país desde outubro. Até hoje, foram mais de 2.200 demissões, e só na agência da 15 de novembro, foram 3.

No início da pandemia e isolamento social, os bancos garantiram que assegurariam os empregos, no entanto, estão descumprindo o acordo com demissões em massa. Assim, a nossa mobilização vem no sentido de defender a categoria, e cobrar do banco a sua responsabilidade social, entendendo que o país passa por uma grave crise sanitária, que ceifa vidas, e uma grave crise financeira decorrente da pandemia da COVID-19. E essas demissões aumentam ainda mais o índice de desemprego no país, causando insegurança às famílias.

Para Saulo Araújo, diretor do Sindicato dos Bancários e empregado do Bradesco, os bancos precisam cumprir o que acordaram. “No início de março o Santander, Itaú e Bradesco assumiram um compromisso de não demitir ninguém nesse período pandêmico, mas o que a gente vê são as mais de 2 mil demissões, e na semana que o Bradesco é premiado com o Lidera, ele se torna de forma incoerente, líder também em demissões, e isso nós não vamos permitir”.

Além dos atos presenciais, as manifestações públicas de manutenção de empregos no banco também foram realizadas nas redes sociais.

Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato, defende que as demissões são injustas. “Nossa luta é em defesa das trabalhadoras e trabalhadores que estão sendo demitidos, afinal eles não cometeram nenhum erro. Ninguém chegou atrasado, ninguém roubou o banco, ninguém faltou ao trabalho, ou seja, não tem justa causa. E nós não aceitaremos que uma empresa que tem tanto lucro, mantenha uma política de demissões. E o mote que precisamos fortalecer, é: quem lucra não demite”, orienta.

Os atos continuarão em outras agências bancárias do estado.

 

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.