Covid-19: Sindicato pede ao Governo e Prefeituras prioridade de vacinação aos bancários

0

Entidade já enviou ofício ao governador do Pará e mais treze prefeituras do Estado em busca de proteção à categoria, essencial nessa pandemia

Pelo Decreto Federal n° 10.282, de 20 de março de 2020, a atividade bancária é serviço essencial na situação de pandemia. Por esse motivo e diante da possibilidade de o Estado do Pará iniciar a vacinação contra a Covid-19 no final do mês de janeiro, o Sindicato dos Bancários do Pará protocolou ofício ao Governador Helder Barbalho (MDB) nessa quinta-feira (7) para reivindicar a inclusão da categoria bancária como Grupo Prioritário de vacinação e tratar do assunto em reunião com o chefe do executivo estadual.

Essa mesma reivindicação também foi protocolada ao Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) e ao vice-prefeito Edilson Moura (PT), assim como às Prefeituras de Marabá, Santarém, Ananindeua, Castanhal, Barcarena, Altamira, Itaituba, Santa Izabel, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Tucuruí e Conceição do Araguaia. O objetivo do Sindicato é oficializar o pleito em todos os municípios paraenses.

Nos ofícios, a entidade sindical destaca que desde o início da pandemia, em março de 2020, a categoria bancária não parou de trabalhar e de cumprir seu papel essencial para a sociedade, principalmente no atendimento do Auxílio Emergencial na Caixa, do Renda Pará no Banpará e de demais benefícios em todas as instituições financeiras.

O Pará possui atualmente quase 9 mil bancários e bancárias. O Sindicato dos Bancários tem sido atuante na luta pela garantia do afastamento do Grupo de Risco, mas muitos colegas estão no trabalho presencial e adoecendo em grandes proporções, o que potencializa a circulação do vírus junto a seus familiares.

“Diante da ausência de um Plano Nacional de Vacinação, com data para começar, e da possibilidade real de que a vacina se efetive através dos entes federativos estaduais e municipais, o Sindicato dos Bancários, além da mesa de negociação com a Fenaban e das iniciativas junto ao Congresso Nacional, tomou essa iniciativa de tentar sensibilizar o Governo e as Prefeituras paraenses para o nosso pleito, que é uma reivindicação justa e necessária”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.