Diretora do Sindicato participa do 3º Encontro Regional Norte da Juventude da CUT

0

Nos dias 24 e 25 de novembro ocorreu o 3° Encontro Regional Norte da Juventude da CUT, que, devido a pandemia, foi por meio de plataforma digital.

O encontro faz parte do Projeto “Educação Sindical e Organização de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras no Brasil”, que propõe organizar, sindicalizar e formar a juventude trabalhadora no Brasil para que esta possa ocupar seu espaço, se posicionar e lutar pelos direitos dos trabalhadores, especialmente na atual conjuntura pela qual passamos no país, onde vimos uma reforma trabalhista e, depois, uma reforma previdenciária serem aprovadas retirando direitos da classe trabalhadora, sendo os jovens trabalhadores mais afetados.

“Nesse projeto da CUT, temos debatido a importância e os desafios de aproximar a juventude dos seus sindicatos e dos debates acerca da realidade atual das relações de trabalho. São debates necessários e urgentes e que, com toda certeza, estamos dispostos a fazê-los e colocá-los em prática, sempre visando uma melhor organização sindical e de luta para combatermos os ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, explica a diretora de relações sindicais do Sindicato dos Bancários do Pará, Suzana Gaia, que participou do encontro.

O referido projeto teve sua etapa nacional entre os dias 25 a 27 de agosto, depois quatro seminários temáticos que culminaram com os encontros regionais. Vale ressaltar a importância dos eventos pelo fato de que a realidade na qual os jovens trabalhadores vivem no Brasil, sofre alteração de acordo com as regiões, pois o país possui realidades completamente diferentes em cada região.

O intuito desse encontro é debater formas de aproximar o sindicalismo cutista da juventude trabalhadora , inclusive, ampliar a participação deles nas estruturas sindicais.

“É de extrema importância que participemos desses espaços, pois a realidade da classe trabalhadora é diversa e, por isso, é necessário debatermos e lançarmos propostas a partir das diversas realidades da juventude que compõe a classe trabalhadora. Especialmente, nesse momento de ataque aos direitos dos trabalhadores das mais diversas formas, a começar pela processo de precarização das relações de trabalho que afeta, principalmente, a juventude nas mais diversas categorias, inclusive a bancária”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

 

Comments are closed.