Inmetro detecta irregularidades nas balanças de penhor da Caixa em Belém

0

Uma operação de rotina, realizada na semana passada, pelas equipes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Pará (Inmetro – Pará) encontrou irregularidades em balanças de penhor da Caixa, na grande Belém.

De acordo com as primeiras informações do Inmetro, 24 balanças utilizadas nas agências foram reprovadas, 11 registravam o peso menor do que o real. “Mesmo nos casos em que o peso registrado era maior, o consumidor também era prejudicado, pois tinha de pagar um juro maior pela joia penhorada. Também foram encontradas balanças com plano de selagem ausente ou violado, o que permite a manipulação do equipamento por pessoal não autorizado”, informou o instituto.

A Caixa foi notificada no mesmo dia e os equipamentos foram lacrados e devem ficar sem uso até que uma nova perícia seja feita e os problemas tenham sido solucionados. Clientes que acham que podem ter tido prejuízo devem procurar uma agência para conversar com a instituição.

“Esperamos que a Caixa assuma sua responsabilidade nisso e que não tente transferir a responsabilidade pelos problemas detectados aos avaliadores, profissionais que tomam conta da balança e que, com o excesso de trabalho, ficam muito prejudicados”, ressalta o secretário geral do Sindicato e empregado da Caixa, Alan Rodrigues.

Fonte: Bancários PA e DOL.

Comments are closed.