Mais de 400 atletas: Etapa Marabá abre oficialmente o calendário do 1º Circuito Bancário de Corrida de Rua

0

Maria Conceição dos Reis recebendo a premiação

Dos 7 dias da semana, a bancária da Caixa Marabá, Maria Conceição dos Reis, dedica 6 às atividades físicas. “Treinamos três vezes por semana, incluindo treinos de rua, de pista e educativos específicos para corrida. Nossas planilhas são individuais e fornecidas semanalmente, de acordo com o desenvolvimento do atleta. Faço também fortalecimento muscular em academia três vezes por semana”, conta. Foi com toda essa disciplina e dedicação que ela conquistou o primeiro lugar na categoria ‘bancários – 51 a 60 anos’ no 1º Circuito Bancário de Corrida de Rua – Etapa Marabá no último domingo (29).

Foram 8 quilômetros de corrida e 4 de caminhada que levaram mais de 400 atletas profissionais e amadores pelas ruas de Marabá em um dos eventos que já virou tradição do povo marabaense. “A Corrida dos Bancários vem crescendo a cada ano em termos de organização de qualidade. Uma corrida que oferece segurança aos atletas, com pontualidade, hidratação adequada, bom atendimento e relacionamento. A mudança do percurso a tornou mais atrativa”, explica a bancária.

Com muito orgulho dos seus 52 anos, a Conce como é conhecida, tem um verdadeiro caso de amor com a corrida. “Correr para mim significa liberdade, saúde, alegria de viver. Uma sensação maravilhosa de bem estar que só quem corre sabe, e entende. Correr requer coragem e isso é fascinante. Além, claro, de todos os benefícios para a saúde física e mental que a prática esportiva nos proporciona”.

E por falar em saúde, a categoria a qual ela faz parte é uma das mais adoecidas do Brasil. O trabalho nos bancos levou a 5% dos afastamentos por doença, entre 2012 e 2017, de acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

O setor bancário é o que mais gera gastos ao INSS, segundo o Comando Nacional que representa a categoria na Campanha Nacional 2018: 6% do total de recursos para afastados são consequência do modo de gestão dos bancos. São responsáveis, ainda, por 21,2% do total de afastamentos do trabalho por transtorno depressivo recorrente, 18% por transtornos de ansiedade, 14,6% por reações ao estresse grave e 17,1% do total de afastamentos do trabalho por episódios depressivos.

A diretora do Sindicato na região, Heidiany Moreno, que acompanhou de perto toda a organização do evento que foi amplamente repercutido na imprensa local, o objetivo principal do Circuito Bancário foi alcançado. “O objetivo era esse tirar a categoria do sedentarismo, nossos colegas adoecem muito e felizmente, a cada ano, estamos conseguindo trazer mais bancários e bancárias para a atividade física”, comemora.

O evento, realizado pelo Sindicato dos Bancários do Pará, com vários patrocinadores, é estendido para atletas profissionais e amadores. “Nada disso seria possível de ser realizado se não fossem nossos patrocinadores, apoiadores e os órgãos de segurança e trânsito. Nosso muito obrigado a todos aqueles que acreditam, junto com a gente, que é o esporte é uma forma saudável de integração social”, agradece o diretor do Sindicato, Luiz Otávio.

A Etapa Marabá abriu o 1º Circuito Bancário de Corrida de Rua 2018 que ainda vai percorrer Belém, no dia 19 de agosto, em comemoração ao Dia do Bancário e da Bancária, Santarém, no dia 22 de setembro e pela primeira vez em Soure, no dia 17 de novembro.

Leia também: 1º Circuito Bancário de Corrida de Rua: Inscrições abertas para as Etapas Santarém e Soure

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.