Nota do Sindicato sobre o desconto efetuado pelo Banco da Amazônia

0

O Banco da Amazônia efetuou desconto em folha, lançando falta às ausências da greve geral,no último dia 14. Sobre isto, informamos que:

1. Enviamos ofício ao banco dia 18 de junho solicitando o abono do referido dia e, caso não fosse a opção adotada pela instituição, que se estabelecesse mesa de negociação com o Sindicato para construir uma alternativa que não penalizasse quem está lutando por um direito de toda a sociedade brasileira, o direito a ter uma aposentadoria digna.

2. Causou-nos estranheza que o desconto tenha ocorrido, sem nenhuma tentativa de acordo com a representação dos trabalhadores, mas também devido a informação de que a folha estaria em fase de fechamento e não haveria tempo hábil para lançar o desconto ainda este mês.

3. Diante dos fatos acima, o Sindicato dos Bancários do Pará insiste na tentativa de negociação com o Banco quanto a falta lançada, mas também irá recorrer à Justiça do Trabalho, como já fez em greves gerais anteriores, em que ajuizamos ação civil pública pleiteando a suspensão do desconto, o que foi deferido pela justiça na maioria delas.

4. Vale ressaltar que o movimento paredista está amparado pela assembleia geral extraordinária, realizada no dia 04.06.2019, no Sindicato. A entidade atendeu a todos os requisitos legais exigidos pela lei de greve quanto aos prazos e informativos.

5. Em que pese a paralisação tenha cumprido todos os requisitos previstos em lei, durante a assembleia, foi informado à categoria a respeito da possibilidade das empresas promoverem o desconto pelo dia de greve, haja vista a postura que observamos em situações similares.

6. Por fim, ressaltamos que a luta contra Reforma da Previdência é pauta prioritária e unificada do movimento sindical brasileiro e da classe trabalhadora. Nosso Sindicato envidará esforços para fortalecer esta luta. É importante para demonstrar ao governo o inconformismo da classe trabalhadora contra a supressão de seus direitos, haja vista que a flexibilização dos direitos dos empregados é um enorme retrocesso e que tem reflexo em diversos aspectos da sociedade.

7. Pedimos que encaminhem esta nota nos grupos das unidades do Banco da Amazônia, dando conhecimento ao máximo de empregados e empregadas possível.

Estamos à disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente,

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.