Covid-19: Reunião com o Banpará esclarece dúvidas

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O Sindicato esteve em telereunião com Banco do Estado do Pará na última segunda-feria (20) e obteve respostas sobre pontos importantes para categoria. A reunião foi realizada com o diretor Paulo Arévalo (Dirad) via Zoom e estiveram presentes a vice-presidente do Sindicato, Tatiana Oliveira, Vera Paoloni, dirigente sindical e Kátia Furtado da Afbepa. Foram debatidas questões como médico on-line, vacinas contra gripe, barreira acrílica e máscaras de acetato.

“O objetivo do Sindicato e das entidades é manter e ampliar o isolamento social, garantindo direitos. Além de proteger ao máximo quem está no atendimento. É esse nosso trabalho constante na mesa de negociação e pressionando sempre para avançar”, diz Vera Paoloni, diretora do Sindicato.

No que diz respeito a vacinas contra a gripe, o banco informou que procurou a Sespa e foi informado que as vacinas foram todas distribuídas aos municípios. Sendo assim, acionou os responsáveis pelo município de Belém duas vezes, mas não não obteve resposta. O próximo ponto de partida seria a rede privada, porém não há 2 mil vacinas disponíveis para serem compradas.

Na mesa de negociação, o Sindicato propôs que as áreas de atendimento das agências de Belém e Ananindeua sejam vacinadas, se assim os colegas quiserem, com o custeio rateado. Dito isso, o banco deverá verificar clínicas em Parauapebas, Marabá,  Altamira e Santarém, além de verificar com os prefeitos onde ainda há vacina disponível.

Além disso, as entidades sindicais pontuaram a importância dos equipamentos de proteção. Foi solicitada a instalação de barreira acrílica na área de caixas e máscaras de acetato para colegas da área de atendimento. Banco concordou e irá providenciar.

O banco também contratou a produção de máscaras caseiras. Serão 3 mil máscaras por semana e as agências devem ligar para Suloc/Gepat para solicitar, no telefone 3348-3121. O sindicato pautou a necessidade de ampliar as medidas de proteção, com as máscaras inclusive para clientes, e solicitou medidas que impeçam o cliente de ser atendido caso ele não esteja de máscara, o tema continuará em debate.

Também está sendo feita a desinfecção de locais com confirmação de Covid-19. E para desinfecção dos caixas eletrônicos, na região metropolitana,  já são 40 postos fixos. A limpeza é feita com álcool isopripílico a cada atendimento.

Ademais, o médico do banco vai priorizar atendimento de casos suspeitos de Covid-19. Já nesta semana, via App Teams,  o médico (Dr. Vasco) vai atender prioritariamente os casos suspeitos, sintomas de gripe, febre, falta de ar, entre outros. Ainda sobre saúde, o atendimento psicológico on-line já está funcionando via Gesat.

Já sobre o calendário de pagamento, o banco informou que contatou o governo, porém não foi possível alongar o prazo de 3 dias para efetuar o pagamento. Por conta disso, serão adotadas medidas para reduzir o fluxo de pessoas na área de atendimento.

Para trabalhadores do grupo de risco está mantido o afastamento até 30/4, assegurado por liminar na justiça. Tema continua em debate e próxima reunião que será dia 22 às 14h. Nessa reunião, também será discutido o avanço no protocolo em caso suspeitos e confirmações de Covid-19.

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