Reunião semanal entre Sindicato e Banpará reforçam medidas de prevenção contra a covid-19

0

O Sindicato dos Bancários segue garantindo e intensificando as medidas de prevenção, contra o novo coronavírus, no Banpará, nas reuniões semanais. Na última quarta-feira (15), aconteceu mais uma, virtual.

Teste

Se o bancário ou bancária apresentar sintomas ou alguma suspeita de contaminação, deve ser orientado e encaminhado para um laboratório que atenda o plano de saúde e realizar o exame específico para a covid-19. Se teve contato direto, pode fazer o teste que haverá ressarcimento até R$ 150,00. É importante observar os termos do acordo para testagem pra solicitar o reembolso.

“Os testes sempre foram necessários para identificar a curva de contaminação já que muitas pessoas são assintomáticas, e por não apresentarem sintomas, continuam circulando normalmente, mesmo contaminadas, espalhando o vírus, enquanto deveriam estar isoladas ou em quarentena, destaca a diretora do Sindicato e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

Retorno de recuperados da covid-19

No mês passado, Sindicato e Banco do Estado assinaram um aditivo ao acordo emergencial, já homologado pela justiça, para proteger ainda mais os bancários e bancárias que fazem parte do grupo de risco nessa pandemia: foi feito o regramento do pagamento do banco de horas, para quem está em isolamento social, a fim de preservar a vida.

No mesmo acordo foi firmada a possibilidade de retorno, por interesse do trabalhador ou trabalhadora, de quem faz parte do grupo de risco que sofreu contaminação pela covid-19, já está recuperado, se sente bem e e está apto, por laudo médico, a retornar ao trabalho presencial.

Até agora 8 bancários e bancárias nessa condição já retornaram ao local de trabalho. O banco informou ainda que outros 6 trabalhadores e trabalhadoras saíram do grupo de risco, mediante laudo médico. Há ainda 3 casos em análise.

Leia aqui os critérios para a volta

Ainda de acordo com o Banpará, atualmente 440 bancários e bancárias estão em distanciamento social e, desse total, 128 em home office.

Apoio psicológico

O Sindicato solicitou também que o banco faça um monitoramento das condições de saúde dos bancários e bancárias que estão em distanciamento social, em casa, e em seguida, o atendimento seja estendido para aqueles que estão no trabalho presencial.

“Já estamos há 4 meses de pandemia, uns isolados em casa, e outros no local de trabalho, mas a rotina e a realidade de todos e todas, não é mais a mesma, e com o passar do tempo, essa mudança não programada, tem afetado a saúde mental dos colegas que não pode ser ignorada e precisa ser cuidada por especialistas”, avalia a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Campanha Nacional

A minuta de reivindicações do funcionalismo do Banpará será entregue à direção do banco, na semana seguinte após a Contraf-CUT apresentar à Fenaban a pauta geral da categoria que será deliberada, nesse fim de semana, na Conferência Nacional dos Bancários, pelas redes sociais.

Fale Conosco

Qualquer dúvida sobre acordos, testagem ou outro tema, entre em contato conosco pelo Whatsapp Bancário (91) 98426-1399 ou pelo link Contato.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.