Curso aprofunda formação com delegados e dirigentes sindicais

0

Primeira parte do segundo módulo ocorreu em Belém e Marabá. Próxima etapa será em Belém e Santarém.

Leitura de textos sobre conjuntura política, análise de filmes com temáticas sociais e do mundo do trabalho, debates e até exercício teatral em grupo para trabalhar a temática Sociabilidade Moderna, Neoliberalismo e a Reforma da Previdência. Esses foram alguns dos recursos didáticos utilizados pelo sociólogo Anderson Campos durante o segundo módulo do Curso de Formação para delegados/as e dirigentes sindicais realizado pelo Sindicato dos Bancários do Pará no dia 20 de novembro, em Belém, e nos dias 22 e 23 em Marabá. O curso terá continuidade no dia 11 de dezembro, em Belém, e nos dias 13 e 14/12 em Santarém.

“Foi tudo bem interessante. Aprofundamos os conhecimentos do primeiro módulo. E essa discussão sobre os ataques que a gente vem sofrendo dentro da categoria bancária e em geral na classe trabalhadora é muito pertinente para nós, enquanto delegados sindicais, na hora de debater esses assuntos junto com a base. Para o próximo módulo tenho ainda mais expectativa, de aprofundar os estudos, aprimorar os conhecimentos e traçar novas estratégias de luta para estarmos fortalecidos nesses enfrentamentos diários que temos”, avalia o delegado sindical no Banpará, Denisson Santos.

“Achei ótimo esse segundo módulo. As técnicas utilizadas pelo professor prendiam a nossa atenção e a gente nem percebia o tempo passar. Eu queria, na verdade, era ainda mais curso, por conta da interatividade, do conteúdo, até teatro fizemos. Espero ainda mais participação dos delegados e delegadas sindicais no próximo módulo, para que mais agências, mais colegas bancários tenham acesso ao que temos aprendido nesse curso sindical”, ressalta a delegada sindical no Banco da Amazônia, Silvana Nascimento.

Em Marabá, mesmo com a não liberação dos delegados e delegadas sindicais do Banpará e da Caixa a atividade ocorreu com sucesso.

“Conseguimos realizar uma segunda etapa do nosso curso de formação em Marabá com qualidade e muita participação. Delegados e delegadas sindicais de Tucumã, Parauapebas e Novo Repartimento estiveram presentes e fortaleceram ainda mais nossa atividade”, destaca a diretora do Sindicato em Marabá, Heidiany Moreno.

O diretor de formação do Sindicato, Fábio Gian, afirma que a entidade sindical tem priorizado as atividades de formação tanto na sede em Belém, quanto nas duas subsedes de Marabá e Santarém, por entender a importância que o delegado sindical tem em sua base para combater os ataques que, tanto a classe trabalhadora quanto as empresas públicas, vem sofrendo.

“Formação e trabalho de base é fundamental nesse momento, sendo papel da entidade sindical proporcionar essas agendas”, conclui Fábio Gian.

 

Leia também: Novos delegados e delegadas sindicais participam de ciclo de formação

                         Marabá recebe ciclo de formação sindical

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.