Sindicato é chamado para verificar fechamento do Itaú em Icoaraci há quase uma semana

0

Portas fechadas. Do lado de fora clientes e usuários insatisfeitos que buscam atendimento na agência do Itaú em Icoaraci há quase uma semana. Desde sexta-feira passada a porta com detector de metais apresenta problemas técnicos e por motivos de segurança, a unidade foi fechada para atendimento ao público.

“As portas giratórias não são uma obrigatoriedade em agências bancária. Mas esse é um dos principais itens adotados pelas instituições que proporcionam o mínimo de sensação de segurança para bancários, clientes e usuários. A ausência da porta ou o não funcionamento completo dela deixa todos vulneráveis e foi sensato o fechamento da unidade, mas a solução do problema para reabertura da agência deve ser retomada o quanto antes, afinal a população precisa do serviço bancário, considerado como um dos serviços essenciais”, destaca o diretor do Sindicato e empregado do Itaú, Sandro Mattos.

De acordo com a Lei Federal 7.102/ 83, é obrigatório que haja vigilantes, alarme com comunicação e mais um item. Este terceiro ponto da segurança pode ser a porta giratória com detector de metais, sistema de monitoramento com câmeras, cofre com retardo de abertura, entre outros.

Na manhã desta quarta-feira (6), o Sindicato foi até o local verificar a denúncia e constatou o problema e a insatisfação de várias pessoas que esperavam atendimento. Revoltados, clientes e usuários fizeram um protesto e interditaram por algumas horas uma das principais avenidas de Icoaraci.

A Polícia Militar também foi acionada para negociar a liberação da via e confirmou os riscos à segurança de bancários, clientes e usuários caso a unidade reabra sem a porta giratória.

Segundo a direção regional do Itaú, a previsão é de que na próxima sexta-feira (8) a agência volte a funcionar normalmente para atendimento ao público.

“Continuaremos acompanhando o desenrolar desse caso até a reabertura da agência com funcionamento adequado da porta giratória com detector de metais. A vida dos trabalhadores e trabalhadoras estão em primeiro lugar”, finaliza o dirigente sindical.


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.