Sindicato presente no Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação no BB

0

Em Belém houve ato público na agência Ver-o-Peso. Na Região Sul e Sudeste houve mobilização em Marabá, Redenção e Floresta do Araguaia

O Sindicato dos Bancários do Pará tomou as ruas nesta quinta-feira (21) para protestar contra a demissão de 5 mil bancários e bancárias e fechamento de mais de 300 agências com a proposta de reestruturação que o Governo Bolsonaro começa a implementar no Banco do Brasil em plena pandemia da Covid-19.

Em Belém, dirigentes sindicais concentraram-se em frete à Agência Ver-o-Peso, unidade bancária histórica na capital paraense que atende diversos feirantes, comerciantes, pescadores, ribeirinhos e que é uma das agências ameaçadas de fechar com a medida do Governo Federal.

“Estamos aqui para dizer que não aceitamos, em hipótese alguma, a demissão em massa de bancários e bancárias em plena pandemia, nem mesmo o fechamento de centenas de agências do Banco do Brasil nesse período, tendo em vista que isso só faz piorar a qualidade do atendimento bancário, sobrecarrega ainda mais o funcionalismo do BB e aumenta diretamente os riscos de contaminação pelo novo coronavírus nas unidades do banco. Por isso, estamos nas ruas para chamar toda a sociedade a lutar junto com a gente contra essa reestruturação no maior banco público do país”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“Essa proposta de reestruturação é desumana e visa apenas a ampliação de lucros do Banco do Brasil. O Governo Bolsonaro demonstra, mais uma vez, que não tem compromisso nenhum com a sociedade brasileira e com a categoria bancária. Mas nós estamos nas ruas, para resistir contra esses ataques aos bancos públicos e aos nossos empregos. E precisamos do apoio de todos e todas para enfrentar a ganância de Bolsonaro, de Paulo Guedes e do capital internacional contra o povo brasileiro!” afirmou o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.

Mobilização no Sul e Sudeste do Estado

Desde o domingo (17), o Sindicato dos Bancários está em caravana pelas agências bancárias do Sul e Sudeste paraense. Nesta quinta-feira (21), uma equipe formada pela diretora Suzana Gaia, pelo diretor Márcio Saldanha e pela dirigente da Contraf-CUT e funcionária do Banco do Brasil, Rosalina Amorim, realizou mobilização contra a reestruturação com visitas nas agências do Banco do Brasil em Redenção e Floresta do Araguaia.

Outra equipe formada pelo diretora Heidiany Moreno e pelo dirigente sindical e funcionário do BB Welington Bonfim, visitaram as agências do Banco do Brasil em Marabá para mobilizar a categoria contra a reestruturação no banco.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.