Sindicato retarda abertura da Caixa em Icoaraci contra as péssimas condições de trabalho

0

Pombos-representam-risco-à-saúde-de-bancários-e-clientes-da-unidade-da-Caixa-em-IcoaraciFungos, roedores e fezes de pombos tomam conta do forro da agênciaAs imagens ao lado são do forro e da central de ar da agência da Caixa em Icoaraci que há quase 1 ano está infestada de pombos. Durante o mesmo período, bancários, clientes e usuários correm, diariamente, o risco de serem infectados por algum tipo de doença que as fezes da ave podem transmitir.

O Sindicato dos Bancários, assim que tomou conhecimento desse problema no ano passado, procurou a superintendência da Caixa que, de lá pra cá, realizou apenas medidas paliativas no forro, instalando telas de nylon que com o tempo desgastam e as aves voltaram para o local.

Rosalina-Amorim---Caixa-precisa-resolver-esse-problema-com-urgênciaSacos-com-fezes-de-pombo-retirados-do-forro-da-agência-Icoaraci-da-CaixaPara pressionar o banco a resolver, e não apenas amenizar o problema, o Sindicato dos Bancários do Pará retardou a abertura da agência em 1h na manhã desta quinta-feira (14).

“A situação dentro do forro é questão de saúde pública, o lado externo da central de ar está tomado de fezes, como mostram as fotos, e as bactérias entram pela central e vão parar do lado de dentro do salão de atendimento prejudicando a saúde de quem frequenta e trabalha no espaço. A Caixa precisa tomar medidas urgentes para resolver esse problema. Recursos o banco tem de sobra pra isso, só não investe porque não quer”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Fiação-elétrica-expostaO forro também tem goteiras que atingem o maquinário da agência, e prejudica o trabalho dos bancários que acabam tendo que dividir a mesa em que trabalham com outros documentos que podem também ser atingidos pela goteira. Pequenos buracos estão espalhados pelo chão da agência e parte da fiação elétrica está exposta.

Alan-Rodrigues---Exigimos-reforma-total-da-unidade-ou-mudança-para-um-novo-prédio“A situação chegou a tal ponto que em certos dias o bancário fica impossibilitado sequer de usar a própria mesa para trabalhar, como aconteceu na manhã de ontem, quando fezes foram encontradas em cima do objeto e a asa de um pombo morto pendurada da saída de ar. O Sindicato exige não só a solução deste problema, mas também a reforma total do prédio ou mudança para outro imóvel, para que bancários, clientes e usuários possam trabalhar e receber atendimento em um espaço limpo, amplo e salubre”, afirma o diretor do Sindicato que também é funcionário da Caixa, Alan Rodrigues.

Ação jurídica

Buracos-no-piso-permitem-visualizar-o-estacionamento-subterrâneo-da-agênciaNo dia 5 de novembro de 2012, o Sindicato elaborou relatório apontando uma série de irregularidades na agência da Caixa em Icoaraci, como: presença de colônia de pragas urbanas (pombos, fungos, roedores etc); necessidade de manutenção nas instalações da agência, principalmente na fiação elétrica exposta; obstáculos na área destinada às pessoas com deficiência; piso da garagem em estado de deterioração; falta de bancários no quadro funcional; acúmulo de função entre os empregados da unidade, entre outros problemas.

A partir desse relatório, o Sindicato apresentou denúncia no dia 19 de novembro do ano passado à Procuradoria Regional do Trabalho apontando as irregularidades. A Caixa Econômica já foi notificada à apresentar defesa. Porém, até agora, a situação da agência Icoaraci só tem piorado.

Relembre ações do Sindicato para solucionar a situação da agência da Caixa em Icoaraci:

AGÊNCIA ICOARACI: Trabalhadores dividem o mesmo espaço com pombos

Sindicato reúne com superintendência da Caixa e cobra soluções para demandas dos empregados

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.