Todo apoio à greve dos petroleiros, servidores da Dataprev e Detran-PA!

0

O Sindicato dos Bancários do Pará manifesta o seu irrestrito apoio e solidariedade à greve nacional e estadual de várias categorias, petroleiros, servidores da Dataprev e Detran-PA, que mobiliza milhares de trabalhadores e trabalhadoras no país.

A greve é o último recurso de qualquer categoria exercendo um direito legítimo de reivindicar melhores salários e condições de trabalho, quando as mesas de negociação não avançam.

A luta dessas categorias é também a luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil pelo respeito aos direitos e conquistas do povo e contra o sucateamento e desmantelamento de vários serviços públicos construídos ao longo dos anos em nosso país, e contra a entrega da soberania nacional ao capital financeiro nacional e internacional representado pela Petrobrás.

Petrobrás

Os petroleiros cruzaram os braços desde o dia 1º de fevereiro para pressionar a estatal a respeitar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que vem sendo descumprido de forma sistemática, como no caso do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Araucária/PR, onde 1.000 trabalhadores correm risco de demissão sem que nenhum tipo de negociação tenha sido feita com o sindicato.

Mais de 30 unidades já aderiram ao movimento em 12 estados.

A greve também reivindica a instalação de grupos de trabalho, previstos no ACT, para que os itens da pauta da categoria ainda não acordados possam ser solucionados por meio de diálogo. Entre os itens estão a tabela de turno, banco de horas, plano de saúde e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Em mais um desrespeito ao que foi estabelecido na mesa de negociação com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a Petrobras vem tomando decisões sobre esses assuntos de forma unilateral e sem negociação com os sindicatos e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Dataprev

Depois de 14 dias de greve contra as 493 demissões anunciadas na Dataprev e a decisão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) de privatizar a estatal, os trabalhadores e as trabalhadoras da empresa retornaram aos seus postos de trabalho nesta quarta-feira (5).

A categoria exige a realocação dos trabalhadores para agências do INSS, sucateadas desde o governo do ilegítimo Michel Temer, onde há falta de pessoal para atender a população que enfrenta meses de espera para receber benefícios previdenciários como aposentadoria, salário maternidade e auxílio-doença. A fila de espera já tem mais de dois milhões trabalhadores e trabalhadoras.

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) é uma das principais empresas de tecnologia da informação do país e responsável pelo processamento de dados de políticas sociais do governo, como benefícios previdenciários e liberação do seguro desemprego.

A empresa planeja encerrar até fevereiro as unidades do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Detran-PA

A categoria dos trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará segue firme e forte, desde o último dia 20, em greve, até que haja retorno quanto à pauta de reivindicações.

Segundo o sindicato da categoria, foram inúmeras as tentativas de agendamento de audiência com a direção do Detran, todas frustradas.

A categoria pede também a reposição inflacionária referente à data base de abril do ano passado, reajuste da gratificação de trânsito dos servidores, revogação da portaria de terceirização da vistoria veicular, revisão do PCC, concurso público regionalizado, apresentação de plano de investimento e sua execução e nomeação dos 34 candidatos classificados no concurso C-177.

Todo apoio à greve dos petroleiros, servidores da Dataprev e Detran-PA!

 

Sindicato dos Bancários do Pará

 

Atualizada em 06.02 às 13h15 

Comments are closed.