Bancários do Pará definem prioridades da Campanha Nacional 2012

0

Presidenta do Sindicato ressaltou a importância do evento para a categoriaInflação e mais 10% de ganho real. Esse foi o índice de reajuste salarial que os mais de 100 bancários e bancárias do Pará aprovaram durante a 7ª Conferência realizada no último sábado (2) no Hotel Regente em Belém.

“Estamos dando início ao momento mais importante para a categoria em todo o Brasil que é a nossa Campanha Nacional, e com a mobilização e participação de todos será mais uma vez de grandes conquistas e vitórias. Aqui definiremos nossas demandas que servirão como base para a construção da minuta geral, e também iremos eleger democraticamente os delegados que irão representar a categoria do Pará na Conferência Nacional”, destacou a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, durante a mesa de abertura do evento.

Outro momento importante da 7ª Conferência Bancária do Pará foi durante a aprovação do Regimento Interno. Pela primeira vez, uma delegação paritária entre bancários e bancárias do Pará irá representar a categoria na 14ª Conferência Nacional no mês de julho em Curitiba.

Para Claudio Puty o cenário da economia atual é favorável aos trabalhadoresApós a aprovação do Regimento, o doutor em Economia e também deputado federal, Claudio Puty falou sobre a conjuntura econômica mundial. Para ele, o cenário da economia atual é favorável aos trabalhadores. “Os bancários e bancárias têm condições de fazer no segundo semestre uma forte mobilização e ter importantes conquistas para a categoria em todo o país”.

O economista do Dieese, Roberto Sena também foi o outro convidado pelo Sindicato para a 7ª Conferência, mas por motivos de saúde ele não pôde comparecer ao evento.A Chapa 1  Unidade e Democracia foi eleita com 77 votos contra 35 da Chapa 2

Chapa 1 – Unidade e Democracia é eleita – Os bancários e bancárias do Pará também elegeram seus representantes para a Conferência Nacional. A Chapa 1 – Unidade e Democracia foi eleita com 77 votos contra 35 da Chapa 2.

“A nossa chapa (Chapa 1) é composta de lutadores que estão à frente do Sindicato, e também no dia a dia nas agências. Nela, temos bancários e bancárias de todas as regiões paraenses e por isso seremos muito bem representados por eles lá em Curitiba. E quando voltarem terão uma tarefa importantíssima que é a de organizar a nossa Campanha”, ressaltou o diretor do Sindicato, Alberto Cunha.

Seis delegados da Chapa 1 e três da Chapa 2 formarão a delegação paraense, além da presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, que é delegada nata já que faz parte da diretoria executiva da Contraf-CUT.

Eleita a delegação, os bancários definiram suas prioridades para a Campanha Nacional deste ano que gira em torno de quatro temas chaves: Emprego, Remuneração, Sistema Financeiro Nacional e Saúde e Condições de Trabalho.Pirotti explicou sobre os quatro eixos da Campanha Nacional

O secretário de Assuntos Sócios Econômicos da Contraf-CUT, Antonio Pirotti explicou um pouco sobre cada tema e ressaltou que os bancos têm condições de atender às reivindicações da categoria, especialmente as cláusulas econômicas. “Todos os bancos, públicos e privados, conseguem cobrir as despesas de pessoal só com o que recebem na cobrança das tarifas bancárias. O Itaú Unibanco, por exemplo, paga uma folha de pagamento e meia com o que arrecada das taxas”.

Delegados sindicais eleitos receberam seus certificados durante a ConferênciaAlém do reajuste salarial de 10% e mais a inflação, os bancários aprovaram a manutenção da estratégia de Campanha Unificada com mesas específicas concomitantemente às negociações com a Fenaban, e também uma moção de apoio à greve do funcionalismo público federal.

Novos delegados sindicais – Também durante a Conferência, as delegadas e delegados sindicais eleitos pela categoria, do Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia e Banpará receberam seus certificados. O mandato encerra no mês junho de 2013.

 

 Fonte: Bancários PA

Comments are closed.